Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Francisca Manunga acusa dirigente de suborno

por Mário Aleixo - RTP
Francisca Koki Manunga acusa um dirigente federativo de suborno AP

A atleta denunciou o diretor executivo da federação queniana.

Francisca Koki Manunga, suspensa por quatro anos por doping, denunciou esta quinta-feira que o diretor executivo da Federação Queniana de Atletismo exigiu 50.000 dólares (cerca de 44.000 euros) para "abafar" alguns casos.

Koki Manunga e outras seis atletas quenianas foram suspensas em novembro, umas por terem acusado furosemida e outras eritropoietina (EPO) nos últimos mundiais, que decorreram em Pequim.

Agora, a especialista dos 400 metros barreiras acusa Isaac Mwangi de ter pedido a si e à sua colega de seleção Joyce Zakari dinheiro para "resolver a situação".

"(Isaac Mwangi) Pediu a cada uma 2,5 milhões de shillings (cerca de 22.000 euros). Não tínhamos tanto dinheiro. Nunca vi tanto dinheiro. Comecei a carreira profissional há pouco tempo e ainda não consegui juntar qualquer verba significativa", disse Koki Manunga à agência AFP.

Desde 2012, cerca de quarenta atletas quenianos foram suspensos por doping, números que levam a federação de atletismo daquele país a recear sofrer as mesmas penalizações aplicadas à Rússia.

A 13 de novembro, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) suspendeu provisoriamente a Rússia devido por uso generalizado de substâncias proibidas.
pub