2016/2017: FIBA confirma intenção de criar Liga dos Campeões

por Carlos J Barros - RTP
fiba

A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) confirmou esta quinta-feira a intenção de criar a Liga dos Campeões de basquetebol a partir da próxima temporada, depois de uma reunião com os representantes das principais federações europeias.

"Os participantes [na reunião] decidiram por unanimidade que continuarão a trabalhar no projeto da Liga dos Campeões de basquetebol, fazendo as mudanças necessárias para ter em consideração os princípios desportivos desejados e a abertura de um sistema de competição para os clubes de elite, para iniciar o torneio, como havia sido planado, na temporada de 2016/2017", assegura o comunicado emitido no sítio oficial do organismo.

Na reunião participaram os representantes das federações francesa, alemã, grega, italiana, russa, espanhola e turca, juntamente com o presidente da FIBA, Horacio Muratore, o vice-presidente do organismo, Turgay Demirel, e o secretário-geral, Patrick Baumann.

Os diretores das federações em causa vão ocupar-se agora de "fomentar o crescimento do basquetebol europeu" e de "informar todos os clubes interessados em fazer parte da competição, para que esta se formalize no início do ano 2016", lê-se ainda no comunicado.


pub