Basquetebol: Dragões falham qualificação para a Champions

por RTP
Moncho Lopez com os seus jogadores FCP

O FC Porto perdeu esta quinta-feira diante da Juventus Utena (77-59), na Lituânia, na segunda mão da segunda pré-eliminatória de acesso à Basketball Champions League (BCL). Depois da derrota na primeira mão (81-83), no Dragão Caixa

Os azuis e brancos falharam assim o acesso à fase de grupos da mais recente prova do calendário basquetebolístico europeu, seguindo para a FIBA Europe Cup, competição que o FC Porto disputou na época passada. Esta temporada, os Dragões ficarão inseridos num grupo juntamente com Sopron (Hungria), Nanterre 92 (França) e Antwerp Giants (Bélgica), o primeiro adversário (19 de outubro).

Os campeões nacionais apresentaram-se destemidos e concentrados na Utena Arena e foram superiores no primeiro período, que terminou com os Dragões na frente pela margem mínima (17-16). No segundo período, o FC Porto sentiu grandes dificuldades para acertar com o cesto adversário e só o conseguiu ao fim de quase seis minutos, permitindo à Juventus Utena chegar ao intervalo já com oito pontos de vantagem (36-28). Nos portistas, Ferrán Ventura (7 pontos), Brad Tinsley (6 pontos) e Sasa Borovnjak (6 pontos) cotavam-se como os mais certeiros no caminho para o descanso.

O reatamento mostrou a melhor face da formação lituana e esta aproveitou o menor acerto portista para aumentar a diferença no marcador, deixando tudo praticamente decidido no final do terceiro período, no qual a Juventus Utena impôs um parcial de 28-14. O derradeiro período foi quase uma formalidade e a partida chegou ao fim com novo triunfo dos lituanos, desta feita por 77-59. No coletivo portista, que só funcionou verdadeiramente nos primeiros dez minutos, Brad Tinsley (15 pontos) e Sasa Borovnjak (11 pontos e 7 ressaltos) foram os melhores marcadores.

FICHA DE JOGO

JUVENTUS UTENA-FC PORTO, 77-59
FIBA Basketball Champions League, 2.ª pré-eliminatória, 2.ª mão
29 de setembro de 2016
Utena Arena, Lituânia

Árbitros: Ademir Zurapovic (Bielorrússia), Nicolas Maestre (Itália) e Mart Uuehendrik (Estónia)

JUVENTUS UTENA: Jamar Diggs (13), Arminas Urbutis (9), Aaron Best (7), Vaidas Cepukaitis (6) e Vytautas Sulskis (11)
Jogaram ainda: Spencer Parker (2), Gytis Sirutavicius (13), Rolandas Jakstas (10), Dovis Bickauskis (6), Ubnius Nikitinas
Treinador: Antanas Sireika

FC PORTO: Ferrán Ventura (7), Brad Tinsley (15), José Silva, Sasa Borovnjak (11) e Miguel Miranda (6)
Jogaram ainda: Nick Washburn (8), Pedro Bastos (3), André Bessa (2), João Gallina, Miguel Queiroz (7)
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 36-28
Parciais: 16-17, 20-11, 28-14, 13-17
pub