Dragões perdem no arranque da Taça da Europa da FIBA

| Basquetebol

Brad Tinsley salta entre Belgas
|

O FC Porto perdeu esta quarta-feira diante do Antuérpia Giants (87-79), no Dragão Caixa, em jogo da primeira jornada do Grupo D da Taça da Europa da FIBA.

Na próxima ronda da prova, os azuis e brancos viajam até França para defrontar o Nanterre 92, que nesta jornada ganhou diante dos húngaros do Sopron (79-77). A partida disputa-se no dia 26 de outubro, às 19h30, no Palais des Sports Maurice Thorez.

Se o Antuérpia Giants era favorito na antecâmara deste duelo, o FC Porto fez por contrariar essa ideia no primeiro período, no qual ambas as equipas proporcionaram um verdeiro show ofensivo, refletido no empate a 29 pontos após dez minutos de jogo. José Silva e Michael Smith, ambos com 11 pontos, eram por esta altura os mais inspirados de Dragões e belgas, respetivamente.

O segundo período não foi tão espetacular quanto o primeiro e as duas equipas perderam algum fulgor ofensivo, mas foi o Antuérpia Giants a ir para o intervalo em vantagem (48-40), muito por culpa do já referido Michael Smith, responsável por 17 dos 48 pontos dos belgas. A diferença no marcador não sofreu grandes alterações no reatamento e o atual líder da principal Liga belga entrou no quarto e derradeiro período com nove pontos de vantagem (69-60).

O FC Porto procurou anular a desvantagem de todas as formas e chegou a aproximar-se algumas vezes, mas a qualidade individual de alguns jogadores do Antuérpia Giants foi a resolução dos problemas criados pelos campeões nacionais e permitiu aos belgas triunfar no Dragão Caixa (87-79). Brad Tinsley (20 pontos), Jeff Xavier (18 pontos) e José Silva (11 pontos) foram os mais concretizadores no coletivo portista, mas distinção de MVP foi para as mãos de Michael Smith (22 pontos).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-ANTUÉRPIA GIANTS, 79-87
Taça da Europa da FIBA, Grupo D, 1.ª jornada
19 de outubro de 2016
Dragão Caixa

Árbitros: Ognjen Jokic (Montenegro), Alfred Jovovic (Croácia) e Zdenko Tomasovic (Eslováquia)

FC PORTO: Jeff Xavier (18), Brad Tinsley (20), José Silva (11), Sasa Borovnjak (6) e Nick Washburn (8)
Jogaram ainda: Miguel Miranda (6), Pedro Bastos (2), André Bessa (2), João Gallina, Miguel Queiroz (6), Ferrán Ventura e João Grosso
Treinador: Moncho López

ANTUÉRPIA GIANTS: Ordane Kanda-Kanyinda (2), Gavin Ware (15), Ryan Anderson (14), Michael Smith (22) e Demitrius Conger (17)
Jogaram ainda: Leigh Enobakhare (2), Micah Mason (6), Yoeri Schoepen, Yannick Schoepen (2), Dorian Marchant (7) e Roby Rogiers
Treinador: Roel Moors

Ao intervalo: 40-48
Parciais: 29-29, 11-19, 20-21, 19-18

A informação mais vista

+ Em Foco

Em 9 de abril de 1918, a ofensiva alemã varre a resistência portuguesa. O dossier que se segue lança um olhar sobre o antes, o durante e o depois.

    Quase seis décadas depois, a Presidência de Cuba deixou de estar nas mãos de um membro do clã Castro.

    Porto Santo tem em curso um projeto para se transformar na primeira ilha do planeta livre de combustíveis fósseis.

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.