Dragões perdem no arranque da Taça da Europa da FIBA

| Basquetebol

Brad Tinsley salta entre Belgas
|

O FC Porto perdeu esta quarta-feira diante do Antuérpia Giants (87-79), no Dragão Caixa, em jogo da primeira jornada do Grupo D da Taça da Europa da FIBA.

Na próxima ronda da prova, os azuis e brancos viajam até França para defrontar o Nanterre 92, que nesta jornada ganhou diante dos húngaros do Sopron (79-77). A partida disputa-se no dia 26 de outubro, às 19h30, no Palais des Sports Maurice Thorez.

Se o Antuérpia Giants era favorito na antecâmara deste duelo, o FC Porto fez por contrariar essa ideia no primeiro período, no qual ambas as equipas proporcionaram um verdeiro show ofensivo, refletido no empate a 29 pontos após dez minutos de jogo. José Silva e Michael Smith, ambos com 11 pontos, eram por esta altura os mais inspirados de Dragões e belgas, respetivamente.

O segundo período não foi tão espetacular quanto o primeiro e as duas equipas perderam algum fulgor ofensivo, mas foi o Antuérpia Giants a ir para o intervalo em vantagem (48-40), muito por culpa do já referido Michael Smith, responsável por 17 dos 48 pontos dos belgas. A diferença no marcador não sofreu grandes alterações no reatamento e o atual líder da principal Liga belga entrou no quarto e derradeiro período com nove pontos de vantagem (69-60).

O FC Porto procurou anular a desvantagem de todas as formas e chegou a aproximar-se algumas vezes, mas a qualidade individual de alguns jogadores do Antuérpia Giants foi a resolução dos problemas criados pelos campeões nacionais e permitiu aos belgas triunfar no Dragão Caixa (87-79). Brad Tinsley (20 pontos), Jeff Xavier (18 pontos) e José Silva (11 pontos) foram os mais concretizadores no coletivo portista, mas distinção de MVP foi para as mãos de Michael Smith (22 pontos).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-ANTUÉRPIA GIANTS, 79-87
Taça da Europa da FIBA, Grupo D, 1.ª jornada
19 de outubro de 2016
Dragão Caixa

Árbitros: Ognjen Jokic (Montenegro), Alfred Jovovic (Croácia) e Zdenko Tomasovic (Eslováquia)

FC PORTO: Jeff Xavier (18), Brad Tinsley (20), José Silva (11), Sasa Borovnjak (6) e Nick Washburn (8)
Jogaram ainda: Miguel Miranda (6), Pedro Bastos (2), André Bessa (2), João Gallina, Miguel Queiroz (6), Ferrán Ventura e João Grosso
Treinador: Moncho López

ANTUÉRPIA GIANTS: Ordane Kanda-Kanyinda (2), Gavin Ware (15), Ryan Anderson (14), Michael Smith (22) e Demitrius Conger (17)
Jogaram ainda: Leigh Enobakhare (2), Micah Mason (6), Yoeri Schoepen, Yannick Schoepen (2), Dorian Marchant (7) e Roby Rogiers
Treinador: Roel Moors

Ao intervalo: 40-48
Parciais: 29-29, 11-19, 20-21, 19-18

A informação mais vista

+ Em Foco

Ao longo desta semana, há vozes com sotaque de Nações Unidas para ouvir na Antena 1 e no site da RTP. Testemunhos de estrangeiros em Portugal recolhidos a poucos dias de António Guterres assumir a liderança da ONU.

    Nasceu em 1951 e já foi um local com uma vida própria e entusiasmante nos arredores de Cascais. Ao longo dos anos, o Edifício Cruzeiro foi-se degradando. Agora terá nova vida.

      Um velho enigma pode estar explicado: por que continua a ilha de Santa Maria a erguer-se acima do nível do mar? Ricardo Ramalho resume para o site da RTP a investigação mais recente.

        Uma rubrica do site da RTP e do Jornal 2 dentro do contexto evocativo do centenário da Grande Guerra. Emitida todas as segundas-feiras.