Benfica é derrotado em Kiev e perde a liderança na Youth League

por Lusa
Legenda da Imagem Regis Duvignau - Reuters

O Benfica foi derrotado esta quarta-feira na visita ao Dínamo Kiev na Youth League Cup (2-1), em jogo da terceira ronda disputado em Kiev, e perdeu a liderança no grupo B, deixando os ucranianos isolados na frente.

As duas equipas chegavam a esta jornada com quatro pontos e o triunfo de hoje coloca o Dínamo com sete. O Benfica ainda poderá cair para terceiro lugar caso os turcos do Besiktas (dois pontos) vençam hoje na visita aos italianos do Nápoles.

O jogo no Estádio Valeriy Lobanovskiy, nome conceituado do futebol ucraniano e que postumamente recebeu o título de 'herói' da Ucrânia, esteve quase sempre controlado pela equipa da casa, com o Benfica a pagar caro a sua ineficácia.

Disposto a explorar o espaço nas costas do adversário, o Dínamo Kiev soube gerir o jogo e chegou, sem surpresa, ao 1-0, num lance que resultou de uma recuperação de bola -- com queixas do Benfica de uma alegada mão.

A jogada levou os ucranianos, rápidos, a aparecerem com cinco jogadores na área 'encarnada', cabendo a Yanakov, descaído para a esquerda, fazer o primeiro golo, aos 20 minutos, com um remate cruzado ao poste mais distante de Fábio Duarte.

O Benfica podia ter empatado, aos 24, mas Makhankov opôs-se bem a um remate frontal de Filipe Soares, e a equipa de João Tralhão ainda falhou três oportunidades: João Félix (43 (minutos), Diogo Gomes (44) e Banjaqui (44), este último com um remate ao poste.

No segundo tempo, as 'águias' mostraram-se piores, insistindo em lances bombeados ou sempre com um toque a mais na bola, e o Dínamo soube apostar na rapidez das suas linhas.

A situação piorou para o Benfica, quando Tymchyk, com uma arrancada no lado direito aos 56 minutos, serviu Buletsa, que rematou à meia-volta e fez o 2-0, deixando os 'encarnados' sem capacidade de reação.

Só nos instantes finais, já depois de Ricardo Mangas atirar ao poste da baliza de Makhankov (90+1), é que o Benfica reduziu, com Mesaque Dju a marcar de cabeça após um canto e após um primeiro desvio do central Jorge Silva.

Na próxima jornada da Youth League Cup, competição para juniores que 'copia' os grupos da Liga dos Campeões, o Benfica recebe os ucranianos, em jogo a disputar a 01 de novembro no Centro de estágios do Seixal.



Jogo no estádio Dínamo Valeriy Lobanovskiy, em Kiev.

Dínamo Kiev - Benfica, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Yanakov, 20 minutos.

2-0, Buletsa, 56.

2-1, Mesaque Dju, 90+3.



Equipas:

- Dínamo Kiev: Makhankov, Tymchyk, Popov, Mykolenko, Dubinchak, Alibekov, Buletsa, Shaparenko (Kaliuzhnyi, 82), Lednev (Alekseyev, 76), Yanakov (Naumets, 86) e Rusyn.

(Suplentes: Kucheruk, Baban, Naumets, Kaliuzhnyi, Alekseyev, Kulish e Kozyrenko).

Treinador: Yurii Moroz.

- Benfica: Fábio Duarte, Gedson Fernandes, Pedro Álvaro, Jorge Silva, Ricardo Mangas, Florentino, Diogo Mendes (Diogo Cabral, 59), Filipe Soares (Ricardo Araújo, 66), Banjaqui, João Félix e Tiago Dias (Mesaque Dju, 46).

(Suplentes: Daniel Azevedo, Nuno Gonçalves, Diogo Cabral, Jorge Pereira, Ricardo Araújo, Bruno Lourenço e Mesaque Dju).

Treinador: João Tralhão.



Árbitro: Sandor Szabo (Hungria).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ricardo Mangas (02 minutos), Tiago Dias (40), Tymchyk (54), Ricardo Araújo (78), João Félix (84).

pub