Benfica SAD confirma que os jogos na Luz passam para a Benfica TV

por RTP
Legenda da Imagem

A SAD do Benfica comunicou esta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que os jogos de futebol do clube da Luz serão, a partir da próxima época, transmitidos através da Benfica TV.

 Face ao "contexto externo e interno do mercado de direitos televisivos",  o Conselho de Administração da SAD defende que "a solução mais adequada  à defesa dos interesses dos seus acionistas" é "assegurar a transmissão  dos direitos pelos seus próprios meios, ou seja, através da Benfica TV".  
   
    A CMVM tinha pedido esclarecimentos ao Benfica, após o seu presidente,  Luis Filipe Vieira, ter anunciado a intenção de não renovar contrato com a Olivedesportos  e passar a centralizar os direitos no canal ligado ao clube.   
   
    O comunicado da SAD confirma que houve "propostas concretas para a aquisição  dos direitos de comunicação audiovisual dos jogos (...), tendo inclusivamente  rejeitado a última proposta que recebeu", aludindo à proposta de março passado,  em que a Olivedesportos oferecia 111 milhões de euros para o período de  1 de julho de 2013 a 30 de junho de 2018.    
   
    Entre abril e julho deste ano, a SAD afirma que "foi desenvolvido um  estudo por uma consultora internacional sobre modelos alternativos de exploração  de direitos televisivos". O estudo, encomendado à Eurogroup Consulting,  teve como base 4.523 inquéritos a sócios e 1.752 inquéritos a adeptos não  sócios do clube.   
   
    "As conclusões do estudo consideram a possibilidade da não alienação  dos direitos de transmissão televisiva e o seu exercício por meios próprios",  refere o comunicado, que assim confirma a posição já assumida pelo presidente  do clube e da SAD.   
   
    O canal Benfica TV integra a grelha de televisão por cabo da MEO, da  Portugal Telecom.   
   
pub