"O nosso desempenho diz que os jogadores não estão cansados"

por Lusa
Vitória enaltece o apoio dos adeptos Reuters

Rui Vitória desvalorizou hoje o facto de o Benfica jogar depois do Sporting na 30.ª jornada da I liga de futebol e confirmou a disponibilidade de Gaitán e Mitroglou para o embate com o Vitória de Setúbal.

Rui Vitória desvaloriza calendário e confirma regressos de Gaitán e Mitroglou.

"Já houve jogos em que jogámos antes ou depois, estamos preparados para as circunstâncias do calendário e do jogo e estamos focados em nós. O foco do Benfica, seja uma sexta, sábado ou domingo, foi sempre ganhar. Desde o início da época que temos essa obrigação, que queremos ter", afirmou em conferência de imprensa, um dia depois de o Sporting ter assumido provisoriamente a liderança, ao vencer o Moreirense (1-0).

O treinador do Benfica confirmou a presença de Mitroglou e Gaitán na convocatória, depois de falharem a segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões com o Bayern de Munique devido a problemas físicos, e explicou que, apesar da intensidade no jogo da 'Champions', os jogadores não estão cansados.

"Gaitán e Mitroglou estarão disponíveis e vão integrar a convocatória. Poderá haver mudanças com jogadores que não jogaram na quarta-feira a jogar agora, os parâmetros do cansaço têm de se refletir. O nosso desempenho diz que os jogadores não estão cansados", vincou.

Rui Vitória sublinhou o desejo de voltar a jogar no Estádio da Luz devido ao apoio dos adeptos e quanto ao adversário, o Vitória de Setúbal, e explicou que os sadinos se podem apresentar com duas estratégias de jogo.

"O Vitória de Setúbal começou a época com princípios de jogo muito interessantes, a sua essência é um futebol positivo, vai jogar no Estádio da Luz contra o Benfica e esperamos duas variantes, uma fiel aos seus princípios, jogando aquilo que têm feito no campeonato, e outra com ajustes vincadamente defensivos. Podem acontecer as duas e para qualquer uma estamos preparados", reiterou.

Questionado sobre as declarações do treinador do Sporting, Jorge Jesus, que antes do encontro com o Moreirense disse que existiam equipas que "ganhavam com sorte", Rui Vitória preferiu enaltecer a campanha europeia feita por Benfica e Sporting de Braga.

"Nós e o Sporting de Braga viemos de uma campanha europeia de grande qualidade e elevação do futebol português, isso em nada interessa ao futebol português, que tem de ser tratado com elevação, isso não interessa para o que é o futebol português (...). O futebol português foi visto, os adeptos do Benfica foram reconhecidos pela Europa fora, o que me interessa é o Benfica e o jogo", sublinhou.

O Benfica, segundo classificado do campeonato com 73 pontos, menos um do que o Sporting, recebe às 21:00 de segunda-feira o Vitória de Setúbal, 13.º, com 29, num encontro que será dirigido por Rui Costa, da associação do Porto.

Gaitán e Mitroglou de regresso


Ambos os jogadores falharam o jogo da Liga dos Campeões de futebol com o Bayern Munique devido a problemas físicos mas estão agora aptos e foram convocados para a receção ao Vitória de Setúbal, na segunda-feira.

"Gaitán e Mitroglou estão disponíveis e vão estar na convocatória", disse hoje o técnico Rui Vitória, na antevisão do jogo com os 'sadinos', da 30.ª jornada da I Liga, a disputar na segunda-feira às 21:00, no Estádio da Luz.

Nos 20 convocados consta também o avançado brasileiro Jonas, melhor marcador da I Liga, com 30 golos, e que esteve também ausente nos quartos de final da 'Champions', no empate a 2-2 com os bávaros, mas por cumprir castigo.

Em relação aos escolhidos para o jogo europeu, o técnico 'encarnado' fez sair dos convocados o defesa Sílvio e o avançado sérvio Luka Jóvic.

O Benfica, segundo classificado da I Liga, a um ponto do Sporting, procura regressar à liderança do campeonato, no fecho da 30.ª jornada, frente a um Setúbal que ocupa o 13.º lugar na I Liga, num jogo com arbitragem de Rui Costa, da associação do Porto.


Lista de 20 convocados:

- Guarda-redes: Ederson e Paulo Lopes.

- Defesas: Luisão, Lindelöf, Eliseu, Jardel, André Almeida e Nélson Semedo.

- Médios: Fejsa, Samaris, Gaitán, Salvio, Gonçalo Guedes, Pizzi, Talisca, Carcela e Renato Sanches;

- Avançados: Raúl Jiménez, Mitroglou e Jonas.

pub