Renato Sanches é a transferência mais cara de um português para o estrangeiro

por RTP
Renato Sanches no jogo contra o Bayern de Munique Foto: Michaela Rehle - Reuters

Renato Sanches, adquirido terça-feira pelo Bayern Munique, que pagou 35 milhões de euros ao Benfica, protagonizou a transferência mais cara de sempre de um português para o estrangeiro.

O jovem médio, de 18 anos, foi também a sexta transferência mais 'valiosa' do campeonato português, num 'ranking' liderado pelo avançado brasileiro Hulk, que o FC Porto venceu aos russos do Zenit por 60 milhões.

Renato Sanches, que poderá ainda valer mais 45 milhões de euros (ME) por objetivos, é agora o português mais caro de sempre, acima de Fábio Coentrão e Ricardo Carvalho, vendidos por 30ME por Benfica (2010/11) e FC Porto (04/05), respetivamente.

Em termos globais, os valores despendidos pelos bávaros colacam Renato Sanches no sexto posto, ao lado do colombiano Jackson Martinez, vendido pelo FC Porto aos espanhóis do Atlético de Madrid também por 35ME.

A mais cara transferência a partir do futebol português continua a ser o brasileiro Hulk, que mudou do FC Porto para o Zenit de São Petersburgo, por um montante de 60ME, dos quais 40 conforme os critérios da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e os restantes 20 contabilizados como responsabilidades financeiras portistas assumidas pelo emblema russo.

No 'top 5' estão ainda o francês Mangala (54ME), o colombiano Radamel Falcao (47ME) e James Rodriguez (45ME), todos ex-FC Porto, e o belga Witsel (40ME), ex-Benfica.

Renato Sanches chegou à equipa principal do Benfica durante a presente temporada, contando dois golos em 34 jogos, depois de ter cumprido a formação no emblema 'encarnado', proveniente do Águias da Musgueira.

Aos 18 anos, o médio já vestiu duas vezes a camisola da seleção e tinha renovado, em dezembro de 2015, o seu contrato com o Benfica até junho de 2021, com uma cláusula de rescisão de 80 ME.

No seu sítio oficial na Internet, o Bayern Munique, tetracampeão alemão, dá conta da assinatura do contrato por cinco temporadas, depois de Renato Sanches ter cumprido os exames médicos no clube bávaro, na segunda-feira.


Lista das 25 transferências mais caras do futebol português:

NomeProveniênciaDestino Valor

HulkFC PortoZenit60ME

MangalaFC PortoManchester City54ME

FalcaoFC PortoAtl. Madrid47ME

James RodriguezFC PortoMónaco45ME

WitselBenficaZenit40ME

Jackson MartinezFC PortoAtl. Madrid35ME

Renato SanchesBenficaBayern Munique35ME

DaniloFC PortoReal Madrid31,5ME

RodrigoBenficaValência30ME

Fábio CoentrãoBenficaReal Madrid30ME

Ricardo CarvalhoFC PortoChelsea30ME

PepeFC PortoReal Madrid30ME

AndersonFC PortoManchester United30ME

Alex SandroFC PortoJuventus26ME

David LuizBenficaChelsea25ME

Di MariaBenficaReal Madrid25ME

Enzo PérezBenficaValência25ME

João MoutinhoFC PortoMónaco25ME

NaniSportingManchester United25ME

Marcos RojoSportingManchester United20ME

MaticBenficaChelsea25ME

MarkovicBenficaLiverpool25ME

Ricardo QuaresmaFC PortoInter Milão24,6ME

Lisandro LópezFC PortoLyon24ME

ImbulaFC PortoStoke City24ME

(C/Lusa)
pub