"UEFA Youth League vai melhorar cultura do futebol português"

por Lusa
A UEFA Youth League é primeira competição de clubes do organismo internacional para jovens Foto: Thomas Eisenhuth/EPA

Nuno Capucho, treinador dos sub-19 do FC Porto, acredita que a Liga Jovem da UEFA servirá para "melhorar a cultura do futebolista português", obrigando-o, em período de formação, a maior exigência e a mais dias de competição. O treinador da equipa de juniores do Benfica, João Tralhão, afirmou que a UEFA Youth League vem ajudar a reduzir a diferença entre o futebol de formação e a competição profissional.

Os portistas estreiam-se na UEFA Youth League (Liga Jovem) na quarta-feira, contra o Áustria de Viena, no mesmo dia em que a equipa principal dos "dragões" inicia a sua 28.ª participação na Liga dos Campeões.

"A cultura do jogador português tem que ser de maior exigência", referiu o técnico, em declarações à Agência Lusa, a propósito da importância que esta competição europeia poderá vir a ter na formação dos jovens talentos.

Para Capucho, antigo internacional português e campeão europeu pelo FC Porto, "não falta qualidade individual. Mas falta o hábito de competir duas vezes por semana".

"Isso tem a ver com o melhoramento dos quadros competitivos e a exigência que se tem que colocar nos mesmos. Só assim se abrirão portas [aos jovens talentos]", justificou.

O técnico está esperançado em que os jogadores "aprendam os valores que as provas da UEFA transmitem", como "o fair-play e experiência de jogos internacionais", mas também pretende recolher informação importante sobre "os níveis de formação do FC Porto e do futebol português", aproveitando o contacto direto com as equipas dos principais emblemas europeus.

Quanto a objetivos desportivos, Capucho recorda que "a cultura do FC Porto é gostar de ganhar", mas prefere que, "embora ganhar seja importante, isso aconteça num contexto em que os jogadores se sintam bem, joguem bem e com o registo do clube".

"Que não mudem os nossos princípios: controlo de jogo, ritmos diferentes, boa pressão sem bola, criatividade no último terço e jogadas geniais. Têm que manter o que têm aprendido", concluiu.

Também Vítor Andrade, capitão dos sub-19 portistas, é da opinião que "a equipa vai ganhar grande experiência" e que serão "momentos únicos" aqueles que passarão com o plantel principal, pois as viagens far-se-ão sempre em conjunto.

"É um sonho podermos participar numa competição como esta. Fazemos muitos torneios internacionais, mas não é a mesma coisa", concluiu o futebolista.

Os juniores do FC Porto jogarão, durante o mesmo período e nos mesmos dias, contra os mesmos clubes adversários da equipa principal na Liga dos Campeões, numa prova com regulamentos competitivos iguais.

Técnico do Benfica diz que UEFA Youth League aproxima formação e futebol profissional


O treinador da equipa de juniores do Benfica, João Tralhão, afirmou que a UEFA Youth League vem ajudar a reduzir a diferença entre o futebol de formação e a competição profissional.

"É uma competição que vem dar resposta a uma lacuna que já foi identificada, a nível nacional e internacional, entre formação e competição profissional. Existe um fosso e parece-me que esta competição vem ajudar a reduzir esse espaço entre o rendimento da formação e o rendimento profissional", disse o técnico da equipa de juniores do Benfica à agência Lusa.

João Tralhão explicou que a equipa do Benfica vai entrar na prova com o objetivo de "jogar para vencer" e preparar melhor os jovens jogadores para as exigências do futebol profissional.

Tal como a equipa principal, o Benfica vai enfrentar os franceses do Paris Saint-Germain, os belgas do Anderlecht e os gregos do Olympiacos, mas o técnico explicou que, no caso da formação, não é um sorteio favorável.

"É preciso diferenciar aquilo que é o sorteio da equipa principal para este. Se pensarem que não são os grandes nomes do futebol europeu, na formação o cenário muda. Estas equipas apostam muito na formação e têm os melhores jogadores dos seus países", frisou.

João Tralhão lembrou que Anderlecht e PSG têm já jogadores da sua equipa de juniores a alinhar na equipa principal e que todas as equipas do grupo fornecem muitos jogadores às respetivas seleções nacionais.

"Não existe um favorito muito marcado. Do ano passado, apenas oito jogadores fazem parte da equipa que foi campeã nacional, mas uma das seguranças que temos é a verticalidade que o clube tem na formação. Estamos preparados para a 'Champions' da formação", concluiu.

O primeiro jogo do Benfica é frente aos belgas do Anderlecht, em jogo marcado para terça-feira, pelas 16 horas, no Centro de Estágio do Seixal.

O defesa João Nunes, capitão dos juniores do Benfica, refere que a equipa vai procurar ir o mais longe possível na UEFA Youth League em futebol, mas salienta que o grande objetivo da época é o campeonato nacional.

"Esta nova prova é vista por toda a equipa como uma nova experiência bastante agradável e vamos dar o nosso melhor. É uma nova competição que entra num projeto e numa época de maior trabalho. O objetivo é conquistar o campeonato e chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões", disse o capitão, de 17 anos, à agência Lusa.

A UEFA Youth League é primeira competição de clubes da UEFA para jovens, com as equipas de juniores dos 32 participantes na fase de grupos da UEFA Champions League a marcarem presença na prova, nos mesmos grupos que as equipas principais.
Tópicos
pub