Vitória quer Benfica "determinado" no domingo

por Marcos Celso - RTP

Foto: Lusa

O treinador do Benfica não descartou esta tarde a possibilidade de Jonas ser convocado após meses de ausência, uma informação confirmada na hora seguinte.

Em conferência de imprensa este sábado, o técnico campeão nacional, Rui Vitória, elogiou a qualidade da equipa rival da segunda circular, ao mesmo tempo que destacou que a necessidade da sua equipa se apresentar "muito determinada" e ambiciosa e com a vontade de fazer a festa no final com os milhares - 60 mil - que se deslocarem ao estádio da Luz.

Sobre a hipótese do avançado Jonas vir a jogar este dérbi, Rui Vitória deixou a dúvida no ar, embora saiba que a condição física do jogador brasileiro ainda tem de melhorar face a uma ausência desde agosto, devido a lesão.

Questionado sobre uma pressão acrescida sobre os seus jogadores pela disputa de um dérbi decisivo para a liderança da I Liga e pelas duas derrotas consecutivas - frente a Marítimo (I Liga) e Nápoles (Liga dos Campeões), Rui Vitória garantiu que a pressão de ganhar "existe sempre".

Rui Vitória recusou ainda entrar em polémicas com Jorge Jesus, como sucedeu ao longo da época passada, e centrou as suas atenções apenas no encontro: "O Sporting, o seu treinador e os seus jogadores fazem o seu papel, e nós fazemos o nosso. Cada um trabalha da maneira que quer. Estamos a tornar o futebol num 'reality show'".

No entanto, o treinador do Benfica confessou não acreditar nas possíveis ausências dos médios Adrien Silva e Gelson Martins entre os 'leões', depois de Jorge Jesus ter adiantado que os dois jogadores não tinham ainda treinado após a derrota (1-0) 'leonina' na Polónia, frente ao Légia, na quarta jornada da fase de grupos da 'Champions'.

"Não sei se isso vai de facto acontecer. Estou em crer que se for uma situação passageira, como uma gripe, não ficam fora do jogo. Tenho a certeza quase absoluta de que vão jogar. O Sporting vai apresentar-se dentro do normal, com os jogadores que têm composto a equipa base", sublinhou.

Em relação às dúvidas na sua equipa, Rui Vitória, na altura da conferência de imprensa, não desfez a incógnita em torno de uma eventual convocatória do avançado brasileiro Jonas, depois de uma paragem de três meses por lesão. "O Jonas está 80 por cento fora do jogo, 20 por cento dentro. Há 20-30 por cento de probabilidade de utilização. Convocado? Já vamos ver", concluiu.

Já pelas 20 horas foi conhecida a lista de convocados na qual surgia o nome do goleador brasileiro.

c/ Lusa
pub