"Giro" está na estrada nos próximos 21 dias

por Mário Aleixo - RTP
O "Giro" volta à estrada para a primeira corrida de três semanas do ano Epa

Começa esta sexta-feira a 99ª Volta a Itália em bicicleta.

A corrida promete tornar-se num duelo entre gerações, com os veterano' Vincenzo Nibali, Alejandro Valverde e Rigoberto Urán a serem testados pela frescura dos promissores Mikel Landa, Ilnur Zakarin e Rafal Majka.

Na ausência de Alberto Contador (Tinkoff), que preferiu apontar todas as suas energias para o Tour, naquela que poderá ser a sua última época no pelotão, a "corsa rosa" reuniu um conjunto invejável de novos e velhos talentos, do qual se destaca, pelo historial feliz na prova italiana, o siciliano Vincenzo Nibali.

Terceiro em 2010, segundo em 2011 e vencedor em 2013, o líder da Astana é, por direito próprio, o principal favorito, até porque quer redimir-se de um 2015 em que apostou tudo no Tour e acabou em quarto, depois de fazer uma corrida sempre em crescendo, e foi expulso da Vuelta.

A prova conta com 21 etapas num total de 3.467 quilómetros.

André Cardoso representa Portugal

A competição só conta este ano com um português, André Cardoso. O português iniciará a sua terceira participação no "Giro" e tem como missão ajudar o líder da equipa Cannondale, Rigoberto Uran.

André Cardoso parte para a corrida com a missão de ajudar o colombiano Rigoberto Urán a vencer a Volta a Itália em bicicleta, mas também o de, finalmente, vencer uma etapa.



Na opinião do ciclista de Gondomar, os grandes adversários de Urán serão os espanhóis Alejandro Valverde (Movistar) e Mikel Landa (Sky) e o italiano Vincenzo Nibali (Astana).

pub