Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

José Azevedo pode ganhar com destituição de Lance Armstrong

por RTP
José Azevedo, na foto em ação na Volta a Portugal Lusa

O antigo ciclista português José Azevedo poderá ficar a ganhar com a destituição de Lance Armstrong dos títulos que conquistou na Volta a França.

Pouco tempo depois de Lance Armstrong ter revelado que desistiu de lutar contra as acusações de dopagem da Agência Antidopagem dos Estados Unidos, o diretor-geral deste órgão anunciou que o ex-ciclista vai ficar sem os títulos conquistados depois de 1 de agosto de 1998. “É um dia triste para todos os que entre nós amam o desporto e os nossos atletas”, referiu Travis Tygart.

O presidente da Agência Mundial de Antidopagem, John Fahey, já considerou que a desistência de Armstrong é o reconhecimento de que as acusações “tinham substância”. Em declarações à agência Associated Press, John Fahey referiu que a Agência Antidopagem dos Estados Unidos agiu corretamente ao irradiar o norte-americano.

A decisão final compete à União Ciclista Internacional, mas, se for confirmada a recomendação da Agência Antidopagem dos Estados Unidos, Armstrong vai ficar sem as sete vitórias garantidas na Volta a França e sem a medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Sidnei em 2000.

Neste cenário, e se fossem desclassificados todos os ciclistas envolvidos em casos de dopagem na Volta a França, o português José Azevedo ascenderia à qualidade de vencedor da prova em 2002, de acordo com o jornal francês Le Monde.

José Azevedo, que atualmente está na equipa técnica da RadioShack, terminou a Volta a França em sexto lugar nesse ano, com a camisola da ONCE. Os cinco primeiros classificados em 2002 foram Lance Armstrong (US Postal), Joseba Beloki (ONCE), Raimondas Rumsas (Lampre), Santiago Botero (Kelme) e Igor Gonzalez de Galdeano (ONCE).
Tópicos
pub