Cérebro canino comporta-se como os dos humanos para interpretar palavras

por Nuno Patrício - RTP
Eles entendem-nos melhor do que pensamos. Foto: Reuters

Nunca desconfiou que o seu cão pode muito bem entender o que lhe diz? Certamente, já notou que, quando lhe dá uma ordem mais incisiva ou lhe ralha, o seu animal de estimação canino, reage de uma forma muito peculiar e por vezes semelhante aos estados de espírito "humanos".

Mais uma vez a ciência veio comprovar que afinal eles são bem mais espertos do que normalmente supomos, chegando mesmo ao ponto de interpretarem as palavras e as expressões faciais dos seres humanos.

Um estudo realizado no departamento de Etologia, na Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, Hungria, demonstrou que os cães usam o hemisfério esquerdo do cérebro, para processar o significado das palavras, e o lado cerebral direito para compreender a entoação das mesmas, ou seja, exatamente da mesma forma que os seres humanos processam o sistema da linguagem.



O que significa que os nossos "melhores amigos" entendem perfeitamente quando estamos a falar de forma mais séria, ou não.
Imagine que você lhe dá uma ordem, que ele cumpre instantaneamente. Certamente lhe dirá: "Muito bem. Lindo menino!"

Mas suponha agora que lhe diz exatamente a mesma coisa, ironicamente porque ele fez uma asneira: das duas expressões, o cão, segundo o estudo, consegue entender qual delas é um elogio ou uma expressão depreciativa, apesar de as palavras serem as mesmas. E reage em conformidade.

Neste estudo cientifico húngaro, foram avaliados e submetidos a várias experiências sensoriais 13 cães, que foram expostos a análises de ressonância magnética, permitindo desta forma verificar as alterações de ondas no cérebro canino.



Mas se julga que foi difícil obter resultados, devido ao facto de serem animais e terem de estar sossegados e deitados, não foi.

Os doceis cães, foram treinados de tal forma que, segundo os cientistas que os analisaram, se terão portado melhor que muitos dos seres humanos que se sujeitam às RM’s.A Ressonância Magnética (RM) fornece imagens em três planos, criando um campo magnético que envia ondas de rádio ao corpo e mede a libertação de energia das células. É como uma fotografia tridimensional do corpo visto por dentro. Este sistema obriga o paciente a estar deitado e ficar imóvel.

"Decidimos investigar o cérebro canino. Treinamos os cães para ficarem imóveis. Durante o exame, eles ouviram os seus formadores, que diziam palavras de louvor. Mas estas por vezes eram ditas com outra entonação, e não em forma de elogio. Perante isso, nós analisamos as ondas das diferentes regiões do cérebro e reparamos que respondem de forma diferente às palavras", disse o investigador Attila Andics do departamento de Etologia na Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, Hungria.

As imagens do cérebro mostraram que os cães preferem usar o seu hemisfério esquerdo para processar palavras significativas, mas não interpretadas como comando válido.

"Descobriu-se que quando louvamos um cão, ele ativa o centro de recompensa do cérebro, mas só se a entoação e o significado da palavra for a apreendida de forma positiva", acrescentou Andics.



O sistema é muito semelhante ao que faz o cérebro humano.

"Usar as palavras pode ser uma invenção humana, mas agora vemos que as conexões neurais usadas para processá-las não são exclusivamente humanas", refere Attila Andics.



Agora já sabe. Quando o seu cão, quando ele, feliz da vida, o lambe, lhe disser para parar e não conseguir, é porque ele sabe perfeitamente que as palavras ditas por si, não correspondem a uma ordem verdadeira.
pub