Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Espelho principal do Telescópio Espacial James Webb já está completo

por Nuno Patrício - RTP
Foto: NASA/Chris Gunn

O último dos 18 espelhos que compõem o grande “puzzle” refletor do JWST já foi instalado no centro Goddard Space Flight Center, em Greenbelt, Maryland. O maior telescópio espacial está agora a um pequeno passo da sua conclusão.

Foi na passada quarta-feira (3 de fevereiro), que os técnicos da NASA instalaram o 18.º e último espelho primário do James Webb Space Telescope (JWST).

Este telescópio espacial, programado para entrar em funcionamento em meados de 2018, vai substituir o velhinho telescópio ótico Hubble, que está em órbita há mais de 25 anos, em contínuo funcionamento.

O programa do JWST está orçamentado em cerca de 10 mil milhões de euros (US $ 8,8 bilhões de dólares) e quando for colocado em órbita terá como objetivo investigar algumas das maiores questões em astronomia.

Para John Grunsfeld, da direção científica da NASA em Washington, D.C., refere que "os cientistas e engenheiros têm trabalhado incansavelmente para instalar estes incríveis espelhos, onde vai incidir a luz dos ‘reinos’ anteriormente ocultos pelas atmosferas planetárias, estrelas das regiões primordiais do universo."


Imagem rara do espelho primário completo do JWST antes de iniciar a jornada espacial a cerca de 1,5 milhões de quilómetros da terra./Créditos: NASA/Chris Gunn


"Com os espelhos finalmente completos, estamos um passo mais perto das observações mais audaciosas que vão desvendar os mistérios do universo," acrescenta Grunsfeld.

Cada um dos espelhos do JWST é do tamanho de uma mesa de café (1,3 metros) e pesa 40 quilos, segundo dados oficiais da NASA.

Os trabalhadores do centro Goddard Space Flight, em Greenbelt, utilizaram um braço robótico para encaixar a última das 18 seções, que compõem o conjunto primário do maior e mais ambicioso telescópio espacial do mundo.

Veja aqui, em direto, como está a ser construido o James Webb Space Telescope.
Tópicos
pub