Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Marte faz a maior aproximação à Terra em 11 anos

por Nuno Patrício - RTP
Foto: NASA /JPL

Marte atinge esta segunda-feira a maior aproximação ao planeta Terra dos últimos 11 anos. Acontece pelas 21h35, hora de Portugal continental. Esta noite o planeta vermelho estará a 75 milhões de quilómetros de distância.

É mais uma grande oportunidade para os astrónomos e apaixonados da astronomia.

Marte - também apelidado de planeta vermelho, por causa da poeira rica em óxido de ferro que cobre a sua superfície - volta a estar mais perto da Terra, devido à conjugação orbital entre os dois planetas.

A última vez que os planetas estiveram tão próximos foi em agosto de 2003, distando na altura pouco mais de 55 milhões de quilómetros.

A aproximação entre Marte e a Terra ocorre a cada dois anos e dois meses.



Marte segue uma órbita elíptica. Pelo que o grau de aproximação à Terra depende sempre do posicionamento do planeta vermelho face ao Sol.

Esta segunda-feira a distância é um pouco superior - cerca de 20 milhões mais -, mas a próxima vez que se registar este fenómeno, em 2018, a distância aumentará até aos 57,700 milhões de quilómetros.



Está disponível "uma janela" virtual, a partir da qual pode assistir ao perigeu de Marte através de uma ligação via streaming.


Marte do tamanho da Lua?
Desengane-se, porém, quem pensa que Marte vai aparecer nos céus do tamanho da Lua.

O satélite natural está a 384 mil quilómetros da Terra, uma distância que Marte nunca alcançará.
Tópicos
pub