T-Rex revelam o segredo mais bem guardado da família: eles comiam-se uns aos outros

por RTP
DR

Há segredos que não se aguentam por muito tempo, há outros que levam 66 milhões de anos a vir ao de cima. Este foi um deles. A família Tiranossauros-Rex soube esconder as evidências da sua qualidade de canibais. A prova pode ter sido agora escavada por uma equipa da universidade de Loma Linda, da Califórnia, que estava a fazer trabalhos arqueológicos na Formação Lance, no Estado norte-americano do Wyoming.

A equipa de Loma Linda desenterrou um osso de T-Rex com 66 milhões de anos que pode sustentar essa teoria de canibalismo entre os maiores predadores do Cretáceo Tardio, de acordo com a Sociedade Norte-Americana de Geologia.

“Estávamos no Wyoming a desenterrar dinossauros na Formação Lance e alguém encontrou um osso de T-Rex partido em ambas as extremidades. Estava coberto de sulcos. Eram sulcos muito profundos”, explicou o paleontólogo Matthew McLain, da Universidade de Loma Linda.

A equipa sustenta que a forma como estão desenhados os sulcos no osso de T-Rex sugerem que se tratava de um animal a alimentar-se da carne, arrancando-a à dentada – exactamente da mesma forma como os seres humanos comem uma perna de frango.

Mas um conjunto de sulcos destacou-se, por revelar as bordas serrilhadas dos dentes do predador através do osso.

A partir daqui a equipa deu início a um processo de eliminação de espécies a que pertenceriam os dentes cravados naquele pedaço de história. Descartado o crocodilo – que podia chegar a grandes dimensões naquele período, mas sem dentes serrilhados - as evidências começaram a apontar para um dinossauro terópode – ora, o T-Rex é um terópode.

Os arqueólogos passaram à segunda encruzilhada: na Formação Lance apenas foram desenterrados dois tipos de terópodes: o Tiranossaurus-Rex e o Nanotyrannus Lancencis. Isto –sustenta McLain – elimina todas as hipóteses; excepto o canibalismo.

“Tem que ser um T-Rex. Não há mais nada que tenha dentes tão grandes”, sublinhou, garantindo que “quem se alimentou deste osso naquele dia, no fim do Cretáceo, pode ser descoberto através dos sulcos”.
Tópicos
pub