Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Cruz Serra: Universidades deviam receber reforço orçamental

por Antena 1

Foto: Antena 1

O reitor da Universidade de Lisboa lembra que a decisão de congelar as propinas é política e tem impacto orçamental.

Em entrevista à Antena1 e ao Diário Económico, António Cruz Serra considera que a situação das universidades é dramárica em alguns casos.

O reitor diz que as universidades têm de recuperar até ao final da legislatura pelo menos 20 por cento das perdas que tiveram nos últimos anos, e espera por isso que as dotações sejam reforçadas de uma forma previsível.
O caso de medicina
Relativamente às condições de acesso ao ensino superior, que o Governo pretende alterar, o reitor da Universidade de Lisboa considera que é preciso ter mais estudantes no ensino superior, mas enquanto não for possível ter 100 por cento dos alunos no sistema, a atual forma de acesso é justa.

Em concreto, quanto ao curso de Medicina, Cruz Serra diz que não é necessário mexer no número de vagas porque os médicos que estão a sair do sistema são os necessários para renovar e assegurar o numero suficiente no futuro.

Cruz Serra não vê necessidade de uma reforma pedagógica e curricular no superior como defende o ministro do Ensino Superior, até porque em muitas áreas essa reforma já foi feita.
Acolhimento de refugiados
Quanto à possibilidade de receber refugiados, Cruz Serra adianta que ainda não foi diretamente contatado.

Apesar de reconhecer a bondade de uma medida com a qual concorda, lembra que será necessário fazer uma selecção dos alunos porque as universidades têm um nome a defender.
pub