Presidente do banco BIG admite programa europeu de apoio à banca

por Rosário Lira

Foto: Antena 1

Entrevista Antena1-Económico a Carlos Rodrigues, presidente do banco BIG. Entrevista conduzida por Rosário Lira da Antena 1 e Francisco Ferreira da Silva do Diário Económico.

Carlos Rodrigues, presidente do BIG garante que não vai haver crescimento económico em Portugal e na Europa, enquanto não se resolver o problema do sistema financeiro. A resolução, adianta, tem de ser rápida sob pena de ficarmos condenados a um crescimento anémico.

Neste sentido admite que possa existir um programa europeu específico de apoio à banca, ao conjunto de países que precisarem.

Carlos Rodrigues considera que a Caixa Geral de Depósitos se deve manter como banco público mas deixa um alerta: A CGD não deve ser alvo de um jogo politico que qualifica de "deprimente".

Relativamente ao Brexit e às suas consequências, diz que não há vantagens para Portugal, ou para os outros países europeus, porque ninguém consegue substituir a economia britânica e as práticas judiciais do país.

Já em relação ao procedimento por défice excessivo, é com estupefação que olha para a decisão da Comissão Europeia de abrir um procedimento por défice excessivo a Portugal e não percebe os critérios.

Para Carlos Rodrigues face ao esforço feito, a aplicação de sanções por défice excessivo só pode tratar-se de uma entretenimento de verão, em época de silly season.

Já quanto ao chamado plano B, não tem dúvidas que tem de existir, porque Portugal tem de equilibrar as contas publicas e não pode continuar a endividar-se ao mesmo ritmo e a gastar mais do que aquilo que produz.
pub