25º Guimarães Jazz

| Cultura
25º Guimarães Jazz

A ver: 25º Guimarães Jazz

A 25ª edição do Guimarães Jazz arrancou no passado dia 5, e fecha apenas a 19 de novembro.
O festival é um dos mais icónicos festivais de jazz em Portugal, e este ano é ainda mais especial porque se assinalam as "bodas de prata".

Este ano Ivo Martins, o responsável pela programação destaca o SF Jazz Collective, uma formação norte americana e São Francisco, que toca temas de Miles Davis, ou Rudresh Mahanthappa, um saxofonista indiano que revisita Charlie Parker (Bird Calls) sem abdicar das suas próprias origens.

"Há depois diversas "jam sessions" que acontecem depois dos concertos, em diversos locais da cidade e que permitem aproximar a comunidade local do festival", explica Ivo Martins.

Ao longo destas duas décadas e meia, o Guimarães Jazz já apresentou ao público português mais de 220 concertos, muitos deles em estreia, e contou com a participação de milhares e milhares de espectadores.

Pelo Guimarães Jazz já passaram nomes como Herbie Hancock, Charles Lloyd, Dave Douglas, Joe Lovano, todos eles referências incontornáveis do jazz contemporâneo.

A informação mais vista

+ Em Foco

A presidente do CNAPN diz que a chave está nos líderes das mesquitas e pede mais apoio do Alto Comissariado para as Migrações.

    Luís Roberto Barroso faz duras crítica à classe política do país. Diz mesmo que tem vergonha do Brasil.

    A RTP falou com os principais responsáveis e tentou perceber como é que os vários Estados se apoiam mutuamente, bem como a importância deste novo espaço em Portugal.

      Dados revelados no Digital News Report de 2018 do Reuters Institute.