25º Guimarães Jazz

| Cultura
25º Guimarães Jazz

A ver: 25º Guimarães Jazz

A 25ª edição do Guimarães Jazz arrancou no passado dia 5, e fecha apenas a 19 de novembro.
O festival é um dos mais icónicos festivais de jazz em Portugal, e este ano é ainda mais especial porque se assinalam as "bodas de prata".

Este ano Ivo Martins, o responsável pela programação destaca o SF Jazz Collective, uma formação norte americana e São Francisco, que toca temas de Miles Davis, ou Rudresh Mahanthappa, um saxofonista indiano que revisita Charlie Parker (Bird Calls) sem abdicar das suas próprias origens.

"Há depois diversas "jam sessions" que acontecem depois dos concertos, em diversos locais da cidade e que permitem aproximar a comunidade local do festival", explica Ivo Martins.

Ao longo destas duas décadas e meia, o Guimarães Jazz já apresentou ao público português mais de 220 concertos, muitos deles em estreia, e contou com a participação de milhares e milhares de espectadores.

Pelo Guimarães Jazz já passaram nomes como Herbie Hancock, Charles Lloyd, Dave Douglas, Joe Lovano, todos eles referências incontornáveis do jazz contemporâneo.

A informação mais vista

+ Em Foco

Raptos e assassínios de opositores em países estrangeiros, levados a cabo pelos serviços secretos, têm um longo historial.

Logo após a recuperação das armas roubadas, o ex-chefe do Estado-Maior do Exército proibiu a PJ de entrar na base de Santa Margarida.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em novos conteúdos de serviço público que podem ser seguidos na página RTP Europa.

      Um terramoto de magnitude 7,5 e um tsunami varreram a ilha de Celebes, causando a morte de pelo menos duas mil pessoas. A dimensão da catástrofe é detalhada nesta infografia.