25º Guimarães Jazz

| Cultura
25º Guimarães Jazz

A ver: 25º Guimarães Jazz

A 25ª edição do Guimarães Jazz arrancou no passado dia 5, e fecha apenas a 19 de novembro.
O festival é um dos mais icónicos festivais de jazz em Portugal, e este ano é ainda mais especial porque se assinalam as "bodas de prata".

Este ano Ivo Martins, o responsável pela programação destaca o SF Jazz Collective, uma formação norte americana e São Francisco, que toca temas de Miles Davis, ou Rudresh Mahanthappa, um saxofonista indiano que revisita Charlie Parker (Bird Calls) sem abdicar das suas próprias origens.

"Há depois diversas "jam sessions" que acontecem depois dos concertos, em diversos locais da cidade e que permitem aproximar a comunidade local do festival", explica Ivo Martins.

Ao longo destas duas décadas e meia, o Guimarães Jazz já apresentou ao público português mais de 220 concertos, muitos deles em estreia, e contou com a participação de milhares e milhares de espectadores.

Pelo Guimarães Jazz já passaram nomes como Herbie Hancock, Charles Lloyd, Dave Douglas, Joe Lovano, todos eles referências incontornáveis do jazz contemporâneo.

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma parte central da Ponte Morandi, em Génova, Itália, desabou na manhã de terça-feira durante uma tempestade. Morreram dezenas de pessoas.

    Há uma nova rota turística pela cidade de Lisboa, baseada em memórias de lisboetas mais antigos. São beneficiários da Associação Mais Proximidade Melhor Vida.

    É um desejo antigo do Homem poder tocar as estrelas. Um feito que parece ser agora "quase" alcançável através da missão espacial solar Parker.

      Entre as 21h00 de domingo e as 8h00 de segunda-feira, o mundo viu uma chuva de Perseidas, espetáculo habitual em agosto. Nos locais mais remotos, foi possível admirar melhor o fenómeno.