À 10.ª edição, o festival de cinema MOTELx cria competição de longas-metragens

por Lusa

O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, MOTELx, cumpre, em setembro, a décima edição, contando pela primeira vez com uma competição de longas-metragens europeias, revelou hoje a organização.

Esta edição está marcada para os dias 06 a 11 de setembro e são esperadas mais de 70 sessões de cinema, no Cinema São Jorge, no Teatro Tivoli e na Cinemateca Júnior, o "triângulo do cinema do terror na Avenida da Liberdade".

O MOTELx terá pela primeira vez uma competição para a "melhor longa de terror europeia", que será automaticamente candidata ao prémio Méliès d`Or, atribuído pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico.

O décimo festival contará com a presença do cineasta italiano Ruggero Deodato, de 77 anos, autor de "Holocausto Canibal" (1980), filme que chegou a ser banido, em vários países, e que causou controvérsia - o realizador chegou a ser preso -, por causa de cenas de crueldade e violência extrema, com pessoas e animais.

O MOTELx terá ainda sessões dedicadas ao realizador polaco Walerian Borowczyk, que morreu há dez anos.

Da programação revelada hoje sabe-se que terá o documentário "De Palma", de Noah Baumbach e Jake Paltrow, sobre o cineasta norte-americano Brian De Palma, e dois filmes estreados este ano em Cannes: a produção indiana "Raman Raghav", de Anurag Kashyap, e "The transfiguration", primeiro filme de Michael O`Shea.

Mantém-se a já habitual competição de `curtas` portuguesas, com um prémio monetário de cinco mil euros, e este ano haverá "microCURTAS", uma competição para filmes feitos integralmente com telemóvel ou `tablet`, que não tenham mais de dois minutos.

Na semana anterior ao MOTELx, o festival já se fará sentir na cidade, numa espécie de boas-vindas à programação principal, com cinema ao ar livre e concertos no Largo São Carlos, ao Chiado, e no Beco da Rua da Moeda, ao Cais do Sodré.

Em 2015, o MOTELX teve cerca de 18 mil espectadores.

 

Tópicos
pub