"A Tartaruga Vermelha" vence Melhor Filme e prémio Longa Metragem no IndieJúnior

por Lusa

Porto, 12 fev (Lusa) -- "A Tartaruga Vermelha", de Michaël Dudok de Wit, venceu hoje o Grande Prémio de Longa Metragem e o Prémio Melhor Filme no IndieJúnior, o primeiro festival internacional de cinema infantil e juvenil do Porto, anunciou a organização.

A organização revelou também que o Grande Prémio de Curta Metragem foi atribuído a "Tudo sobre a Nossa Mãe", de Dina Velikovskaya, e o Prémio do Público ao filme "A Pequena Corajosa", de Polina Minchenok.

Nesta competição, foi ainda atribuída uma menção especial ao "Rapaz no Oceano", de Friedrich Tiedtke.

As "excecionais imagens, animações e ambiente poético" de "A Tartaruga Vermelha" justificam, para o júri profissional deste festival, a atribuição d Grande Prémio de Longa Metragem, no valor de 1.250 euros.

Trata-se de "um filme sem falas que fala muito alto e permanecerá na nossa memória", acrescentou ainda o júri, constituído por Abi Feijó, Marta Madureira e Robert-Jan Lacombe.

Este filme francês, já premiado no Festival de Cannes de 2016 e candidato ao óscar de Melhor Animação 2017, venceu também o Prémio para Melhor Filme, no valor de 500 euros, atribuído pelo júri juvenil.

Para este júri, formado por Diana Arroyo, Francisca Dores e Mariana Nunes, "A Tartaruga Vermelha" é uma obra "que comunica com o público, na sua totalidade, e surpreende ao contar a história apenas com recurso à imagem".

"Há uma relação quase mimética entre animação e natureza e também queremos deixar uma palavra para o som, fundamental neste filme. Por fim, salientamos a importância do amor e das relações familiares aqui evidentes", acrescentou o júri juvenil.

O 1.º IndieJúnior, que decorreu desde o dia 05 na Biblioteca Almeida Garrett, Cinema Trindade e Teatro Rivoli, encerra esta noite com a exibição dos filmes clássicos "Conta Comigo", de Rob Reiner, e "A Sombra do Caçador".

Aquando da sua apresentação, a organização do festival afirmou que o evento tem como objetivo "primordial" despertar a consciência do público jovem para o cinema.

Até esta tarde, disse fonte da organização, o festival contou já com a presença de mais de 4.500 espetadores.

JAP // PJA

Tópicos
pub