Agrupamento de escolas lança postais de Coimbra legendados em língua gestual

por Lusa

Coimbra, 06 jan (Lusa) - O Agrupamento de Escolas Coimbra Centro apresentou hoje seis postais com imagens icónicas da cidade, legendados em língua gestual por cinco crianças surdas do Jardim de Infância de São Bartolomeu.

As ilustrações dos postais foram concebidas pelo artista plástico Victor Costa e são acompanhadas por fotografias das crianças a traduzirem para língua gestual portuguesa o nome dos locais retratados.

Os postais (com 100 exemplares de cada um) foram realizados no âmbito do projeto "À Descoberta da Cidade - Coimbra em LGP [língua gestual portuguesa]", que decorre no Jardim de Infância de São Bartolomeu.

As cinco crianças surdas do grupo bilingue do jardim-de-infância "visitaram os locais" retratados nos postais, por forma a conseguirem associar o local à sua denominação, explanou a educadora responsável, Lídia Oliveira, que falava aos jornalistas à margem da apresentação das ilustrações, que decorreu hoje à tarde no Café de Santa Cruz.

"A memória auditiva [nas crianças surdas] não existe ou é muito ténue. Por outro lado, desenvolvem a memória visual. Portanto, era fundamental ensinar os gestos no local, de forma a reconhecerem o espaço", afirmou.

Para isso, as visitas contaram também com uma explicação do contexto e das histórias por detrás dos espaços, para facilitar a associar a imagem ao gesto, referiu Lídia Oliveira.

Nos postais, estão retratadas a Tricana, no Quebra Costas, o Café Santa Cruz, a Torre "A Cabra" da Universidade de Coimbra, uma paisagem da cidade, o Mosteiro de Santa Clara a Velha e o Portugal dos Pequenitos.

"Como são crianças muito especiais, a leitura do mundo é mais literal e é necessário levá-las aos sítios para entenderem os seus elementos", reforçou Manuela Carvalho, da direção do agrupamento.

Segundo Manuela Carvalho, o objetivo passa por fazer mais postais de Coimbra legendados em LGP, bem como disponibilizá-los em diferentes locais da cidade (de momento, apenas estão disponíveis no jardim-de-infância e na sede de agrupamento).

Um conjunto de seis postais custa cinco euros e o valor reverte para a realização de mais atividades no exterior das crianças surdas do agrupamento.

A impressão dos postais foi financiada pela União de Freguesias de Coimbra.

Tópicos
pub