Amadora acolhe exposição retrospetiva do autor de BD Fernando Relvas

por Lusa

Lisboa, 12 jan (Lusa) - "Horizonte, azul tranquilo" é o título da exposição retrospetiva que a Bedeteca da Amadora dedica, a partir de sábado, ao autor de banda desenhada Fernando Relvas, "um verdadeiro sismógrafo da sociedade portuguesa e global das últimas décadas".

O elogio expresso na nota de imprensa é de Pedro Moura, responsável por esta "retrospetiva abrangente", que incluirá trabalhos de Fernando Relvas, alguns inéditos e jamais expostos, de uma produção criativa de mais de quarenta anos, que inclui banda desenhada, ilustração e `cartoon`.

Até ao final de abril, a exposição mostrará trabalhos de Fernando Relvas publicados em fanzines, em auto-edição, em revistas de banda desenhada, como a Tintin, e outra imprensa, como o semanário se7e.

"A lavra de Relvas é uma obra maior no panorama nacional, ainda que sob muitos aspetos fragmentária", reconheceu o programador.

Fernando Relvas, lisboeta de 62 anos, começou a publicar os primeiros trabalhos aos vinte, em meados dos anos 1970, somando colaborações em várias publicações da imprensa portuguesa, nomeadamente as revistas Fungagá da Bicharada, Tintin e Mundo de Aventuras, o semanário Se7e, a revista Sábado e o Diário de Notícias.

Mais recentemente utilizava os recursos da Internet, como os blogues, para divulgar o trabalho visual.

Algumas das histórias e pranchas publicadas na imprensa foram depois reunidas em álbum, como "Karlos Starkiller", "Çufo", "Em desgraça", "As aventuras do Pirilau: O nosso primo em Bruxelas" e "L123 seguido de Cevadilha Speed".

Mais recentemente, saiu o álbum "Sangue Violeta e outros contos", que reúne as histórias "Sangue Violeta", "Taxi Driver" e "Sabina", publicadas no Se7e, premiado como clássico da nona arte no Festival de BD da Amadora.

Pedro Moura fala de um "percurso nervoso por entre géneros e humores, métodos e técnicas, veículos de publicação e modos de produção e circulação servirá de retrato de uma incessante e intranquila busca pela expressividade própria da banda desenhada".

"Horizonte, azul tranquilo" ficará patente na Bedeteca da Biblioteca Municipal da Amadora de 14 de janeiro a 29 de abril.

Tópicos
pub