Artistas internacionais pintam «ao vivo» em Santa Cruz durante cinco dias

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Torres Vedras, Lisboa, 08 Ago (Lusa)- Onze artistas provenientes de vários países europeus vão durante cinco dias "pintar ao vivo" nas ruas de Santa Cruz, concelho de Torres Vedras, integrados no I Encontro Internacional de Aguarela, que começa segunda-feira.

"Os artistas vão estar a pintar ao vivo em vários pontos de Santa Cruz, captando os pequenos instantes da dinâmica desta estância balnear", disse à agência Lusa a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino.

Além da troca de experiências e de técnicas artísticas, o encontro de aguarelistas visa também "que as pessoas vivam o espaço público e tenham acesso a eventos culturais", depois de há um ano as obras de requalificação terem permitido fechar ruas ao trânsito e devolvido aos cidadãos vários espaços pedonais e de lazer.

"Estamos a apostar numa lógica de valorização cultural e turística de Santa Cruz", reforça a autarca.

Além de observarem os artistas plásticos a pintar ao vivo, os milhares de turistas que se encontram naquela praia, a mais conhecida do concelho, poderão ver todos os dias os trabalhos realiados em exposição, à noite, no Largo Francisco Bacelar, no centro de Santa Cruz.

Este I Encontro Internacional de Aguarela termina dia 16, com uma exposição colectiva com todas as obras elaboradas ao longo dos cinco dias.

Participam no encontro artistas de Espanha (Rafael Barbudo Arjona, Nemesio Rubio Pedrajas e Txon Pomes), Portugal (Carlos Manuel dos Santos Marques e António Bártolo), Macedónia (Denis Tenev e Pandora Apostoloska Sazdovska), França (Joel Tenzin, Véronique Legros Sosa e Jerôme Cossé) e Noruega (May Hege Rygel).

FYC

Lusa/Fim


pub