"As confissões verdadeiras de um terrorista albino" no Teatro Joaquim Benite em Almada

por Lusa

Almada, 12 fev (Lusa) - O Teatro Griot leva, no sábado, à sala experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, a peça "As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino", de Breyten Breytenbach, encenada por Rogério de Carvalho.

A peça, que voltará a subir ao palco no domingo, é uma coprodução do Teatro Griot e do programa Gulbenkian Próximo Futuro.

Às 18:30 de sábado, a peça é o tema de mais uma conversa com o público, que contará com a presença do encenador.

Breyten Breytenbach, conhecido artista e ativista sul-africano, reuniu as suas memórias do cárcere em 1984, num livro a que deu o título "As confissões verdadeiras de um terrorista albino".

Ao fim de sete anos a cumprir pena pelo seu envolvimento na luta contra o apartheid, o autor descreveu a "máquina infernal" do sistema prisional do seu país, de uma forma simultaneamente poética e dramática, dando conta dos limites físicos e psicológicos, transpostos durante aquele período.

Confrontado com a adaptação para teatro da sua obra, estreada em 2014, Breytenbach elogiou "a direção meticulosa e arrojada de Rogério de Carvalho", e o modo como os atores "não só encarnaram fielmente esse espaço e tempo `kafkianos`, mas também o ampliaram, enquadrando-o numa espécie de lamento dos horrores da condição humana que todos partilhamos".

O espetáculo foi considerado o melhor de 2014, pelo jornal Público, tendo sido integrado, em 2015, na mostra de teatro português apresentada no Théatre de la Ville, em Paris.

Breyten Breytenbach, nascido em 1939, é pintor, poeta, romancista, ensaísta e ativista dos Direitos Humanos.

Em 1960, na sequência do seu casamento com uma mulher de nacionalidade francesa, foi forçado a viver no exílio, porque a lei sul-africana proibia os casamentos "mistos".

Envolveu-se na luta contra o `apartheid`, formando o grupo Okhela. Foi detido em 1975, pouco depois de ter regressado à África do Sul, sendo libertado apenas em 1982.

A sua obra recebeu já numerosas distinções internacionais.

A versão teatral de "As confissões verdadeiras de um terrorista albino" conta com interpretações de Carla Gomes, Daniel Martinho, Giovanni Lourenço, Maria Duarte, Matamba Joaquim, Miguel Eloy e Zia Soares e figurino de Rosário Moreira.

Tópicos
pub