Associação junta em piquenique multicultural portugueses e imigrantes em Leiria

| Cultura

A Associação Fazer Avançar (AFA) está a promover um piquenique multicultural no qual pretende reunir 13 diferentes nacionalidades, entre portugueses e imigrantes em Leiria, disse hoje à Lusa fonte da organização.

"Pedimos às pessoas para trazerem um pouco da sua cultura gastronómica, partilhando-a na forma de um piquenique", explicou o vice-presidente da AFA, Raul Testa, referindo-se à ação agendada para sábado no largo Nossa Senhora da Encarnação.

Esta é mais uma iniciativa do "Speak", um negócio social cocriado pela AFA e pela Social Lab da Fundação EDP, contando com "investidores sociais" como as fundações Calouste Gulbenkian, EDP e Luso-Americana.

Na sua dimensão social, o "Speak" funciona em regime de voluntariado em que professores dão aulas gratuitas de línguas que vão desde o italiano ao alemão, passando pelo finlandês ao mandarim, até ao russo e polaco, para além da língua gestual portuguesa.

"O piquenique vai também ser marcado por apresentações culturais das turmas do `Speak`", adiantou o dirigente da AFA, uma vez que "o objetivo é integrar através da partilha de conhecimentos linguísticos e culturais e ajudar a criar cidadãos do mundo que percebam as diferenças culturais existentes na sociedade", valorizando "a aceitação da diferença".

A AFA é uma associação criada em 2008 por jovens leirienses e conta no seu histórico com projetos como "Eu Desportivo", "Faz-te à vida" e "Leiria Hapiness Club".

Tópicos:

Calouste Gulbenkian EDP, Senhora,

A informação mais vista

+ Em Foco

Francisco Veloso, reitor da Imperial College Business School, traça cenários após a rejeição do acordo.

O satélite natural da Terra mostrou-se grande e vermelho. A primeira Super Lua de 2019 foi vista em todo o mundo.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.