Associação Portuguesa de Casas-Museu ganha forma quatro anos depois de criação

por Lusa

A Associação Portuguesa de Casas-Museu (APCM) vai realizar, na sexta-feira, o segundo encontro, e formalizar a adesão de três membros, o que vai permitir a concretização da associação registada em 2012, disse hoje a anfitriã do encontro.

Em declarações à Lusa, Luísa Fernandes, responsável da Casa-Museu Abel Salazar, estrutura localizada em Matosinhos pertencente à Universidade do Porto, afirmou que quando a associação foi criada reuniram-se sete instituições, às quais se juntaram duas mais tarde, um número que ainda era insuficiente para preencher a totalidade dos órgãos sociais previstos, algo que vai poder acontecer agora, com a adesão das três casas-museu sob alçada da Câmara Municipal do Porto.

"Estamos um bocado dispersas, mas temos conseguido juntar-nos, fazendo uma reunião de dois em dois meses em Coimbra, onde está a nossa sede, e já estamos a fazer muita programação em conjunto, muita investigação em conjunto. Tem sido excelente esta colaboração", disse Luísa Fernandes.

Neste momento compõem a APCM a Casa dos Patudos, em Alpiarça, a Casa-Museu Abel Salazar, em Matosinhos, a Casa-Museu Bissaya Barreto, em Coimbra, a Casa-Museu Eça de Queirós, em Baião, a Casa-Museu Egas Moniz, em Avanca, a Casa-Museu Fernando Namora, em Condeixa-a-Nova, a Casa-Museu João de Deus, em Silves, a Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, e a Casa-Museu Passos Canavarro, em Santarém.

Na sexta-feira confirma-se a adesão das casas-museu Guerra Junqueiro, Marta Ortigão Sampaio e António Carneiro, no Porto, uma iniciativa que resulta de um esforço ainda levado a cabo pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal Paulo Cunha e Silva, falecido em novembro, o que leva Luísa Fernandes a declarar que a cerimónia desta semana será também uma homenagem.

O presidente da Comissão Instaladora da APCM, António Passos Canavarro, sublinhou a importância de todas as instituições "remarem para o mesmo lado" e trocarem experiências.

À Lusa, António Passos Canavarro lembrou a distinção entre as casas-museu e os museus e realçou que quem visita uma casa-museu "vai ao desconhecido para conhecer alguma coisa, como seja a vida de Abel Salazar, ou, em Alcobaça, a Casa dos Patudos".

Entre os vários objetivos operacionais da APCM, conta-se o "robustecer da sua representatividade, pela adesão de 75% das casas-museu portuguesas em atividade", bem como o "conceber [de] um sistema de acesso que permita ao visitante um bilhete único de acesso a várias casas-museu num período determinado, incentivando uma prática de movimentação em rede".

Tópicos
pub