Atelier português entre os vencedores do Prémio Future Cities, em Veneza

| Cultura

O ateliermob, um estúdio de arquitetura com sede em Lisboa, foi um dos três galardoados com o Prémio Future Cities, a par de um projeto do Brasil e outro da Itália, anunciou a organização do concurso, em Veneza.

A exposição sobre o prémio, dedicado ao tema "Planning for the 90 per cent", foi inaugurada na segunda-feira, em Veneza, reunindo uma centena de projetos provenientes de diversos países.

Os outros projetos vencedores são da autoria do Secretariado de Habitação do Município de S. Paulo (Brasil) e a associação de promoção social Interazioni Urbane (Itália).

O júri do prémio foi composto por Anna Detheridge (da Connecting Cultures), Joseph Grima (editor da revista "Domus"), Richard Ingersoll (da Universidade de Siracusa), Fulvio Irace (Universidade de Milão), e Mary Jane Jacob (diretora na Escola de Artes do Instituto de Chicago).

O ateliermob apresentou o trabalho "Working with the 99%", no qual defende "um reposicionamento da prática de arquitetura como resposta urgente ao discurso que transmite a ideia de um país adiado e sem futuro".

Como caso de estudo é apresentado o trabalho que tem vindo a desenvolver no Bairro da PRODAC (Associação de Produtividade de Auto Construção), em Chelas, em conjunto com a Associação de Moradores do Bairro da PRODAC Norte, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, através do Programa BIP-ZIP -- Bairros e Zonas de Intervenção prioritária de Lisboa, e com a Associação de Moradores do Bairro do Vale Fundão - Marvila.

O projeto, que está a ser desenvolvido desde março deste ano, envolve um trabalho com a comunidade local e a autarquia, com o objetivo de legalizar e detetar situações de risco neste bairro, construído pelos moradores há mais de quarenta anos.

O ateliermob é formado pelos arquitetos Andreia Salavessa, Tiago Mota Saraiva, Vera João, Joana Bastos, Sara Campagna e Elisa Ioime.

Esta exposição - que ficará patente até 01 de setembro nos Magazzino Gardini - é um dos eventos paralelos da 13ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, oficialmente inaugurada na quarta-feira.

Tópicos:

Andreia Salavessa Ti Mota Saraiva Vera, Anna Detheridge, Arquitetura Bienal, Bastos Sara Campagna, Future Cities Veneza, PRODAC, Produtividade Auto, Veneza,

A informação mais vista

+ Em Foco

Nos 45 anos do 25 de Abril, a RTP mostra-lhe em exclusivo um documento inédito sobre o período do PREC (Período Revolucionário em Curso 1974 – 1976).

Dois gorilas do Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, estão a encantar a Internet com os seus dotes para as selfies.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.