Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Atores portugueses dão voz a videojogo de terror

por João Ferreira Pelarigo, Pedro A. Pina - RTP
Jessica Athayde, atriz portuguesa que deu voz à personagem Sam de Until Dawn DR

Until Dawn é o novo videojogo para a PlayStation 4 e está totalmente dobrado para português. Os atores Jessica Athayde e Rui Porto Nunes são dois dos que fizeram a localização do jogo para a nossa língua, um trabalho diferente do que já fizeram na dobragem de filmes. A RTP acompanhou e falou em exclusivo com os atores sobre o primeiro contacto com as suas personagens.

Na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, de comando na mão e em frente ao ecrã, Jessica e Rui comandaram as vidas dos seus bonecos numa sala escura e fria. Quando confrontados com a experiência, os sustos e os gritos não faltaram.



Until Dawn é uma história que retrata oito amigos presos numa cabana na montanha que se confrontam com uma sinistra noite em que desconfiam que não estão sozinhos.

Neste videojogo, baseado no efeito borboleta, as escolhas do jogador vão determinar quem sobrevive.

Miguel Cunha, da PlayStation Portugal, diz que "este jogo foi mais um grande desafio" para a empresa e "especialmente para a indústria em Portugal", por conseguirem reunir atores do elenco nacional para dobrar as vozes. Garantiu ainda "continuar a trabalhar para que os videojogos cheguem a mais gente na nossa língua".
"São coisas completamente diferentes"
Quanto ao desafio de dobrar um videojogo, ambos os atores dizem ser diferente do que já fizeram para o cinema.

Referem a falta de imagens como a grande diferença entre os dois produtos de trabalho, mas concordam quando dizem ser um desafio interessante.


 
Tanto Jessica como Rui, atores com experiência na localização de filmes para português, defendem que é desafiante fazer a voz de um personagem de videojogo.

"São coisas completamente diferentes", diz a atriz que dá voz a Sam.

Rui, o Matt da trama, sublinha que "não são dificuldades, são mesmo desafios, e é isso que dá prazer" na dobragem deste tipo de conteúdos.
Tópicos
pub