Bibliotecas escolares debatidas em Óbidos por especialistas internacionais

por Lusa

As linhas mestras para o futuro das bibliotecas escolares vão ser apresentadas em Óbidos, no âmbito de um seminário que decorrerá sábado e domingo, integrado no Festival Literário, e que contará com especialistas nacionais e internacionais.

O seminário "resulta de um laboratório de ideias que juntou cerca de 30 professores bibliotecários e coordenadores de rede, que desenharam o modelo do encontro que irá debater a importância das bibliotecas escolares e apresentar projetos desenvolvidos em várias zonas do país", disse à agência Lusa a curadora do Folio Educa, Maria José Vitorino.

Sob o lema "Educação, Leitura, Literatura", o seminário contará, na sessão de abertura, com Maria Manuela Silva, coordenadora nacional da rede de bibliotecas escolares e desenvolver-se-á, no sábado, em torno de dois painéis e uma conferência proferida por Ross Todd, dos Estados Unidos.

O primeiro painel, intitulado "A vida precisa de literatura", junta oradores como a espanhola Inés Miret (consultora internacional em projetos digitais) e a colombiana Sílvia Castrillón (consultora para a Unesco em temas relacionadas a leitura, escrita e políticas culturais), num debate em que participa igualmente a responsável portuguesa pela criação do Plano Nacional de Leitura, Isabel Alçada.

No segundo painel, em que participam as professoras bibliotecárias coordenadoras interconcelhias da rede de bibliotecas escolares, serão apresentadas as "Guidelines IFLA 2015", ou seja as linhas de ação para as bibliotecas, recentemente publicadas na África do Sul.

No domingo, o seminário desenvolve-se em sessões paralelas em que serão apresentadas experiências desenvolvidas em torno de bibliotecas inclusivas e modos de ler da era digital, entre outros.

O seminário permite atribuir créditos de formação aos professores e, segundo Maria José Vitorino, "atingiu o limite de inscrições, com 160 participantes, que era a capacidade máxima para que as pessoas pudessem ser divididas pelas sessões paralelas".

O seminário é organizado em parceria com o centro de formação Centro-Oeste e conta com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares.

A iniciativa integra-se no Folio -- Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre até ao próximo dia 25, organizado em cinco capítulos (Folia, Folio Autores, Folio Educa, Folio Ilustra e Folio Paralelo) mobilizando cerca de uma centena de escritores em lançamentos de livros, debates, mesas redondas, entrevistas, sessões de autógrafos e conversas com os leitores - conversas improváveis, segundo a organização, por decorrerem no contexto de proximidade do festival.

Tópicos
pub