Bienal Internacional de Marionetas de Évora adiada por "atraso" dos fundos da UE

por Lusa

Évora, 31 mai (Lusa) -- A Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME), prevista para este ano, não vai ser realizada devido à "incompreensível situação de atraso" dos fundos comunitários na "área do património e da cultura", anunciou hoje a organização.

O evento "estaria agora a acontecer, não fora a incompreensível situação do atraso nos financiamentos para área do património e da cultura do novo quadro comunitário, que já devia estar a funcionar há dois anos e meio", criticou a entidade promotora, o Centro Dramático de Évora (Cendrev).

Num comunicado divulgado hoje, o Cendrev lembrou que a 14.ª edição da BIME, festival de marionetas iniciado em 1987, deveria ter decorrido em junho do ano passado, mas, "em virtude da ausência dos fundos comunitários, ficou agendada para 2016".

Na altura, quando foi comunicado o adiamento, quatro instituições estabelecerem uma parceria para viabilizar a BIME em 2016 e 2017, através de uma candidatura do certame a fundos comunitários.

O acordo envolvia o Cendrev, a Câmara de Évora, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

"Aqui chegados, e depois dos sucessivos adiamentos da abertura dos avisos das candidaturas, o Cendrev informa que está, mais uma vez, a desenvolver todos os esforços" junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e do Governo para "garantir as condições para retomar o calendário regular da BIME", disse a organização.

O Cendrev argumentou ainda, no comunicado, que "os repetidos atrasos" na disponibilização de fundos comunitários para o património e a cultura estão "a contribuir para o estrangulamento de muitos programas de ação cultural" pelo país.

Perante o novo adiamento da bienal, o Centro Dramático de Évora, proprietário dos Bonecos de Santo Aleixo, marionetas tradicionais do Alentejo, anunciou o lançamento de uma nova iniciativa em Évora, intitulada "Marionetas na Cidade", que vai decorrer a partir de junho e até final do ano.

"Esta iniciativa é uma forma de afirmar a importância desta expressão artística que instalou na cidade e na região um quadro de envolvimento dos cidadãos que tem conquistado a simpatia e a atenção de um número crescente de espetadores dos diferentes escalões etários", justificou.

Os Bonecos de Santo Aleixo vão, assim, ser os "anfitriões" de várias visitas de companhias de marionetas a Évora, sendo o marionetista dinamarquês Alex Jorgensen o primeiro a atuar na cidade alentejana, a 08 de junho.

"Os Bonecos de Santo Aleixo apresentam-se também no arranque desta iniciativa, de 06 a 10 de junho, diariamente às 18:30 horas, no Teatro Garcia de Resende e voltarão, em dezembro, para participar no encerramento" do evento, explicou o Cendrev.

Tópicos
pub