Bugiada de Valongo espera 35 mil visitantes enquanto trabalha para Património Mundial

| Cultura

As Festas de S. João de Sobrado, concelho de Valongo, que se realizam quarta-feira, devem atrair cerca de 35 mil pessoas, estima a organização, acreditando que a candidatura que está em preparação à UNESCO servirá de "reconhecimento".

Os "Bugios" são os Cristãos, enquanto os Mouros dão pelo nome de "Mourisqueiros". Ambos disputam a imagem "milagrosa" de S. João de Sobrado. Esta é a Festa da Bugiada e Mouriscada que se realiza na quarta-feira em Sobrado, concelho de Valongo, envolvendo centenas de figurantes.

"Temos sempre `casa cheia`. A expectativa para este ano é essa: fazer o melhor possível e receber bem. Cada vez se nota mais que vem gente de fora à festa e quem a faz por cá sonha com o dia o ano todo, porque é o culminar de muito trabalho e o celebrar da nossa identidade", disse à agência Lusa o presidente da Casa do Bugio, Manuel Pinto, que lidera uma organização que também conta com a junta e a câmara locais.

Quem se veste de "Bugio" ou "Mourisqueiro" é sempre "gente da terra", pelo que Manuel Pinto diz perceber a "ansiedade" dos "protagonistas" desta "luta" que tanto a Casa do Bugio como as autarquias locais sonham ver alvo de uma candidatura a Património Imaterial da Humanidade, junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

"Isso [a candidatura] já é um objetivo imperativo. Comprometemo-nos e conseguido esse objetivo, acreditamos que servirá de reconhecimento para quem trabalha e não deixa a festa da Bugiada e Mouriscada morrer ou ser esquecida", afirmou Manuel Pinto.

A candidatura já esteve agendada para o ano passado, mas entretanto ficou adiada está a ser preparada por uma equipa da Universidade do Minho, de acordo com o presidente da Casa do Bugio, que destacou o facto de já estar em "plena atividade" o Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada no antigo Centro Cultural de Sobrado, equipamento inaugurado há cerca de um ano.

As Festas de S. João de Sobrado - Festa da Bugiada e Mouriscada são uma tradição festiva que integra o Património da Máscara Ibérica, tendo já sido reconhecida como Património Cultural de Interesse Municipal.

 

Tópicos:

Documentação Bugiada, Festas, Imaterial, Valongo,

A informação mais vista

+ Em Foco

Milícias separatistas apoiadas e armadas pelos Emirados Árabes Unidos tomaram a capital do sul, reforçando a sua posição face aos antigos aliados sauditas.

    Dois anos depois do grande incêndio de Pedrógão, a floresta continua por ordenar e o Governo conta com pelo menos uma década para introduzir as mudanças necessárias.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.