Câmara do Porto decide pela permanência das obras de Miró na Casa de Serralves

por Lusa

O presidente da Câmara do Porto anunciou hoje que a coleção de obras de Joan Miró provenientes do antigo Banco Português de Negócios (BPN) vai permanecer na Casa de Serralves, sendo o modelo institucional anunciado "dentro de dias".

"Depois de uma prudente ponderação, entendi que esta coleção notável, coerente e indissolúvel, agora sob a tutela da Câmara Municipal do Porto, não poderia, de momento, ficar em melhor lugar do que aqui na Casa de Serralves. Com a pronta concordância da Fundação, posso agora revelar que este novo polo cultural do município ficará instalado nesta casa maravilhosa e queria também dizer que o senhor arquiteto Siza Vieira já aceitou o encargo de transformar esta casa de tal forma a que a coleção possa ficar aqui de forma permanente", declarou o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, depois da inauguração da exposição "Joan Miró: Materialidade e Metamorfose".

Por seu lado, a presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, declarou que a decisão não foi tomada "antes de o assunto ser abordado e também recolher a opinião da diretora do museu de Serralves", pelo que "a todos pareceu que era uma boa decisão".

Tópicos
pub