Cantores Emanuel e Susana Guerra "reinam" na Figueira da Foz/Buarcos

| Cultura

Os cantores Emanuel e Susana Guerra são os reis da edição 2014 do Carnaval da Figueira da Foz/Buarcos, hoje apresentada pela autarquia local, que assume a organização do evento após a extinção da empresa municipal de turismo.

"Temos um rei à altura da nobreza do nosso evento", disse o presidente da Câmara, João Ataíde, aludindo a Emanuel, que conta com mais de 20 anos de carreira na música portuguesa.

Na conferência de imprensa, Emanuel recusou o estatuto de vedeta: "Estudei música para ser músico e não para ser uma vedeta. (..) Vedeta é para os tolos", disse.

O rei do Carnaval 2014 classificou Susana Guerra - natural de Buarcos e que vai disputar o próximo festival da RTP da canção, revelação hoje feita pela autarca da Figueira da Foz - como uma cantora "fora de série", referindo que atualmente ambos têm curso um projeto, em parceria, de uma carreira internacional.

Emanuel garantiu ser o artista português "mais visto" no YouTube, com 12 milhões e 300 mil visualizações na página Internet de partilha de vídeos: "Está a abrir-se a porta do mercado internacional", frisou, aludindo à aposta por si feita primeiro em espanhol e, este ano, em inglês, com a colaboração de Susana Guerra, que vai adotar o nome artístico de "Susi".

Questionado pela agência Lusa se indicou à organização do evento o nome da rainha do Carnaval, Emanuel recusou esse cenário, dizendo tratar-se de uma "feliz coincidência".

No primeiro ano em que a organização do Carnaval da Figueira da Foz/Buarcos foi assumida pela autarquia, após a extinção da empresa municipal Figueira Grande Turismo, o orçamento das festividades reduz 20 por cento relativamente ao ano anterior.

"Poupamos na contratação do rei e no financiamento das escolas de samba e grupos de foliões", frisou João Ataíde, sem, no entanto, indicar o valor do orçamento.

Os corsos decorrem a 02 e 04 de março - dia 1 há um desfile noturno das três escolas de samba participantes - e integram sete grupos, nove carros alegóricos e cerca de 750 participantes.

Tópicos:

Ataíde, Carnaval Cantores Emanuel Susana, Câa, Figueira Foz Buarcos Figueira, Yube,

A informação mais vista

+ Em Foco

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera, em entrevista à Antena 1, que Portugal tem a vantagem de não ter movimentos populistas organizados.

    Segundo um relatório da Amnistia Internacional, o número de mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal continua elevado.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.