Centro UNESCO para salvaguarda do património imaterial vai ser criado em Beja

por Lusa

A Câmara de Beja assinou hoje com vários parceiros um protocolo de cooperação para criar na cidade o Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, como música tradicional, cante alentejano, literatura e história popular.

O protocolo foi celebrado entre o município, a Comissão Nacional da UNESCO, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Centro Nacional de Cultura, a Fundação AgaKhan, o Sindicato dos Músicos e Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual, a MODA - Associação do Cante Alentejano e a Confraria Gastronómica do Alentejo.

Os parceiros propõem-se criar e dinamizar em Beja um Centro UNESCO especializado na área do património cultural imaterial e que ficará situado no emblemático edifício do Clube Bejense, antigo espaço de convívio e cultura da cidade, que o município está a reabilitar, num investimento de 374 mil euros e também para acolher uma "casa criativa".

Segundo o protocolo, o Centro UNESCO "estará organizado como uma rede de membros ativos que colaboram entre si e com instituições e organismos da cidade e da região", que estejam "empenhados" na salvaguarda, na gestão, na valorização e na educação para o património imaterial, nomeadamente música tradicional, cante alentejano, literatura e histórias orais, e "na difusão e na promoção das boas práticas neste domínio".

O Centro UNESCO terá várias atribuições, como "contribuir para uma melhor compreensão do património imaterial" e promover, estudar e divulgar a música tradicional, nomeadamente o cante alentejano, a literatura e a história popular.

Colaborar com instituições locais, regionais, nacionais ou internacionais em ações ligadas com os objetivos da UNESCO e com a Direção-geral do Património Cultural na concretização do inventário do património imaterial são outras das atribuições.

O centro tem também como atribuições sensibilizar as comunidades para a importância da salvaguarda do património imaterial e aumentar a sua participação nesta área e criar e desenvolver parcerias e redes para estabelecer programas de investigação para "colmatar lacunas de conhecimento em gestão de património imaterial".

Estabelecer um sistema de informação para apoiar a identificação e a documentação de património imaterial, facilitar o trabalho em rede entre profissionais e instituições ativos na salvaguarda do património imaterial e criar residências para especialistas e investigadores ligados ao estudo e à salvaguarda do património imaterial são também atribuições do centro.

O equipamento pretende ainda dinamizar potencialidades do património imaterial, realizar reuniões e seminários internacionais para estudar, divulgar e promover o património imaterial e concursos e competições para os mais jovens compartilharem os seus pontos de vista sobre as tradições herdadas e o património imaterial.

Tópicos
pub