Ciclo Noites de Queluz encerra hoje com concerto esgotado pelos La Gaia Scienza

por Lusa

Queluz, Sintra, 29 out (Lusa) -- O III ciclo "Noites de Queluz -- Tempestade e Galanterie", iniciado no dia 01, no Palácio de Queluz, nos arredores de Lisboa, encerra hoje com "Três trios da trindade vienense", pelos La Gaia Scienza, já esgotado, disse fonte oficial.

"Neste concerto ouvimos um trio de cada uma das três grandes figuras do classicismo vienense: Haydn, inspirando-se nas melodias do folclore cigano húngaro, Mozart, escrevendo sob o mesmo sopro de que resultariam as Sinfonias 39 e 41, e Beethoven, apresentando-se pela primeira vez aos vienenses, enquanto compositor com obra editada", segundo nota da organização do ciclo.

O programa do concerto, hoje às 21:30, na sala da música do Palácio de Queluz, que se encontra esgotado desde sexta-feira última, é constituído pelo Trio em Sol Maior (Hob XV:25), de Franz Joseph Haydn, o Trio em Dó Maior (KV 548), de Wolfgang Amadeus Mozart, e o Trio em Sol Maior (Opus 1 n.º 2), de Ludwig van Beethoven.

O agrupamento La Gaia Scienza é constituído por Federica Valli (pianoforte), Stefano Barneschi (violino) e Paolo Beschi (violoncelo), que, segundo a mesma fonte, é "considerado um dos mais invulgares e interessantes grupos da cena musical italiana".

O III Ciclo Noites de Queluz é organizado pela Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML), que gere o património histórico do concelho de Sintra, em parceria com o Divino Sospiro - Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, sob a direção artística do violetista, regente e musicólogo Massimo Mazzeo, e "propõe uma viagem pela música erudita que se ouviu na Europa entre o Barroco e o Romantismo".

"Até ao momento, já assistiram aos concertos das `Noites de Queluz`, 1.117 espetadores", disse à Lusa fonte da PSML, acrescentando que a este total há a acrescentar os espetadores do concerto de sexta-feira à noite pelo Helianthus Ensemble, estando o concerto de hoje já esgotado (180 pessoas).

Tópicos
pub