Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Coimbra formaliza candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2017

por Lusa

Coimbra, 25 nov (Lusa) -- A candidatura de Coimbra a Cidade Europeia do Desporto foi hoje formalizada, depois de durante três dias responsáveis da Associação Cidades Europeias do Desporto (ACES) terem visitado o concelho, designadamente equipamentos desportivos.

A formalização da candidatura decorreu nos Paços do Concelho de Coimbra, durante uma sessão em que participaram os presidentes do município, Manuel Machado, da ACES, Gian Francesco Lupatelli, do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, da ACES Portugal, Nuno Santos, e do vereador da Câmara responsável pelo pelouro do desporto, Carlos Cidade.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara disse estar convencido que a visita de responsáveis da ACES "serviram para mostrar as boas condições e potencialidades" de que a cidade e concelho dispõem para "acolher tão importante evento e justificar plenamente o título de cidade ou mesmo de Capital" Europeia do Desporto.

"Achamos que a ACES fará uma boa escolha, se optar por Coimbra", sustentou Manuel Machado, depois de se referir a algumas das estruturas desportivas de que dispõe o município e das que ainda disporá até aquele ano, como uma rede de ciclovias (que a autarquia "está empenhada" em criar) ou melhores condições no Estado Universitário (EU), que está em remodelação, com vista à realização na cidade dos Jogos Europeus Universitários, em julho de 2018.

A reabilitação do EU não ficará concluída em 2017, mas nessa altura já estarão executadas "boa parte das obras", como a remodelação de dois pavilhões desportivos (um está quase concluído, outro iniciará os trabalho em breve), a requalificação e parque de estacionamento automóvel na Praça da Cortes ou o acesso ao recinto, pela Guarda Inglesa, exemplificou Manuel Machado, que falava aos jornalistas à margem da sessão.

"Queremos acolher eventos, mas sem que as estruturas [para eles] funcionem como tendas de circo, isto é, que sejam montadas e desmontadas depois do `happening`", sublinhou o presidente da Câmara, assegurando que todos os equipamentos têm de ser "inseridos na cidade e na vida da cidade".

Coimbra "merece, seguramente, o título de cidade europeia da cultura", afirmou, durante a sessão, o presidente da ACES, referindo que embora tenha sido motivada pelo desporto, esta visita de três dias também serviu para compreender a importância da cidade, designadamente no plano histórico e cultural.

"É importante que os municípios invistam cada vez mais em desporto para todos e pela saúde e pelo ambiente", apelou Gian Francesco Lupatelli, elogiando a prestação das cidades europeias do desporto já distinguidas com este título em Portugal (Guimarães, Maia e Loulé -- em 2016 será Setúbal).

Esperando que "as restantes cidades portuguesas não levem a mal", o presidente do COP disse que "Coimbra não é uma cidade qualquer", é "uma cidade especial" e, por isso, é "com simpatia e entusiasmo que o Comité [Olímpico de Portugal] avalia, no plano institucional, esta candidatura".

A candidatura de Coimbra a Cidade Europeia do Desporto foi aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal, em abril deste ano, apoiando-se a proposta designadamente no facto de o concelho dispor de infraestruturas como os estádios municipais Cidade de Coimbra e de Taveiro e o Universitário, o Pavilhão Municipal Multidesportos e o Centro Olímpico de Piscinas Municipais, além de mais três complexos de piscinas municipais, centros de Desportos Náuticos e Hípico e vários pavilhões.

Tópicos
pub