Colóquio sobre co-autor atentado contra Salazar no Museu Ferreira Castro

| Cultura

O anarco-sindicalista Emídio Santana, um dos re sponsáveis por um atentado falhado contra Salazar, é evocado sábado em Sintra, n a abertura das conferências anuais do Museu Ferreira de Castro, anunciou hoje a autarquia local.

As "Conferências no Museu" de 2006 abrem com a figura do homem que part icipou num frustrado atentado bombista contra Salazar, em 1937, depois do qual s e exilou em Inglaterra.

Foi dirigente da CGT (Confederação geral do Trabalho) e depois do 25 de Abril de 1974, como director do jornal "A Batalha", tentou reorganizar o movime nto anarquista em Portugal.

O conferencista, o director do Centro de Estudos Libertários, Luís Garc ia e Silva, é o actual editor do jornal "A Batalha", com o qual o escritor Ferre ira de Castro colaborou na década de 1920.

Pelo sétimo ano consecutivo, os ciclos anuais do Museu Ferreira de Cast ro pretendem chamar a atenção para o espólio do escritor disponível no centro de documentação daquele espaço, e são depois publicadas na revista "Vária Escrita" .

As conferências prosseguem dia 18 de Fevereiro, com um seminário sobre o centenário de "Os Pobres", do escritor Raul Brandão, por Vítor Viçoso, e para dia 04 de Março está marcada um conferência sobre o pensador Agostinho da Silva, por Paulo Borges.

"Portugueses, Brasileiros e o Nativismo", com José de Guimarães, é a co nferência prevista para 08 de Abril, "Ferreira de Castro e o Antigo Egipto", por Luís Manuel de Araújo, dia 20 de Maio, e "Rodrigues Sampaio", por Ana Maria Cos ta, encerra o ciclo de 2006, dia 03 de Junho.

A informação mais vista

+ Em Foco

Francisco Veloso, reitor da Imperial College Business School, traça cenários após a rejeição do acordo.

O satélite natural da Terra mostrou-se grande e vermelho. A primeira Super Lua de 2019 foi vista em todo o mundo.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.