Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Concerto de coro e órgão em memória do compositor Maurice Duruflé em Lisboa

por Lusa

Lisboa, 12 mar (Lusa) -- O concerto de coro e órgão em memória do compositor francês Maurice Duruflé (1902-1986), inaugura, no domingo, em Lisboa, a 7.ª Semana Aberta do Instituto Gregoriano de Lisboa, anunciou hoje esta instituição.

O concerto realiza-se às 16:00, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, e é preenchido por obras para coro e órgão solo de Maurice Duruflé, falecido há 30 anos, e que foi "um dos mais importantes compositores de música sacra do século XX, e um concertista muito conceituado, que teve um papel fundamental na divulgação do canto gregoriano, harmonizado como linguagem mais moderna", disse à Lusa o organista António Esteireiro, um dos participantes do concerto.

Além de Esteireiro, participam também o organista Sérgio Siva e o coro do instituto, dirigido pelo maestro e barítono Armando Possante.

Maurice Duruflé nasceu em Louviers, na região francesa da Normandia e, em 1912, passou a fazer parte do Coral da Catedral de Ruão, onde estudou piano e órgão com Jules Haelling.

Aos 17 anos, na capital francesa, teve aulas de órgão com Charles Tournemire, em 1920 matriculou-se no Conservatório de Paris, onde ganhou vários prémios de interpretação, harmonia, piano e composição.

Em 1927, foi nomeado assistente de Louis Vierne na Catedral de Notre-Dame de Paris. Duruflé tornou-se organista titular do St. Étienne-du-Mont, em Paris, em 1929, posto que ocupou até à sua morte.

Em 1939, estreou o Concerto para Órgão, de Francis Poulenc. Em 1943, tornou-se professor de harmonia do Conservatório de Paris, onde se manteve até 1970.

Da obra do compositor, Esteireiro destacou o Requiem opus 9, para solistas, coro, órgão e orquestra.

Até 19 de março, a 7.ª Semana Aberta do Instituto Gregoriano de Lisboa tem previsto "múltiplas atividades, envolvendo alunos e antigos alunos, auxiliares, professores, encarregados de educação e convidados externos", segundo Esteireiro.

Além de concertos de órgão, no instituto, como o dos antigos alunos, na terça-feira, o recital de Eurico Rosado, na quinta-feira, e composições escritas para cinema e televisão, interpretadas em órgão, na sexta-feira, o plano de atividades inclui ainda visitas guiadas, "workshops" e debates.

Entre as visitas guiadas prevê-se uma ao Teatro Romano de Lisboa e à Sé, e outra à Biblioteca Nacional, ao Campo Grande.

Tópicos
pub