Conferências e oficinas na programação paralela da Mostra Latino-Americana de Teatro

por Lusa

Redação, 18 ago (Lusa) -- Um seminário, duas conferências e dois "workshops" constituem a programação paralela da 2.ª Mostra Latino-Americana de Teatro, "És Cena", que se realiza em setembro, na região de Lisboa e em Leiria, anunciou a Casa da América Latina (CAL).

O certame "És Cena" vai apresentar em Portugal, de 02 a 19 de setembro, produções da Colômbia, Chile, Argentina, Brasil, Uruguai e República Dominicana, e decorrerá em três palcos - o Teatro da Trindade, em Lisboa, o Municipal Amélia Rey-Colaço, em Algés, e no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

"Nas atividades paralelas, destaca-se a presença de Guillermo Heras, consultor artístico da Mostra e diretor-geral do Iberescena", no âmbito do "Programa de Cooperação Ibero-americana para o Teatro, com duas conferências abertas ao público", afirma em comunicado a CAL

Guillermo Heras, no dia 11 de setembro, irá falar "sobre o potencial do programa Iberescena para o tecido artístico nacional", e, no dia 12, "sobre a cena latino-americana contemporânea". Esta palestra faz também parte do 8.º Curso de verão "América Latina hoje", a decorrer no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

O seminário de Novos Críticos, organizado pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, com coordenação de Rui Pina Coelho e Eunice Tudela de Azevedo, é outra das atividades paralelas, que irá decorrer nos dias 05, 12 e 19 de setembro.

"Todos os espetáculos serão vistos e analisados por críticos em formação, com o objetivo de produzir textos reflexivos sobre cada obra", explica a CAL.

Está ainda previsto a realização de dois "workshops", um intitulado "Commedia dell`Arte contemporanea", orientado por Felipe Cabezas, e um pela uruguaia Valentina Cayota, que tem como ponto de partida a peça "La Valija", a ter lugar na Companhia Olga Roriz, de 09 a 11 de setembro.

O "És Cena" abre no dia 02 de setembro, com "Vai vem", de Ângela Valderrama, uma coprodução luso colombiana, com interpretação de Helena Rosa, Marina Leonardo, Raul Oliveira e Tomás Porto, no Teatro da Trindade.

O cartaz do certame inclui ainda, entre outras, as peças "Los ritos del retorno o las trampas de la fe - Vida, pasión y herejía de sor Juana Inés de la Cruz", numa encenação Juan Carlos Moyano, com textos de Octavio Paz, Eduardo Galeano e da religiosa da Nova Espanha Juana Inés de la Cruz, pelo Teatro de Tierra, "El cruce sobre el Niágara", de Alonso Alegría, pelo Teatro Flor de Bethania Abreu, e "A peleja da voz com a língua -- a saudade", de Numa Ciro, que também interpreta.

Tópicos
pub