Coreógrafo Miguel Pereira estreia hoje novo solo "Peça para Negócio"

por Lusa

Lisboa, 01 fev (Lusa) - O coreógrafo Miguel Pereira estreia hoje, às 21:30, o novo solo, "Peça para Negócio", que explora os hiatos e tempos de espera de um artista que tem de estar constantemente a produzir, na galeria Zé dos Bois, em Lisboa.

O espetáculo estará até sábado, no Negócio, sala da galeria Zé dos Bois, onde se apresentam propostas na área das artes performativas, segundo a organização.

A partir da ideia de negociação, Miguel Pereira apresenta uma nova criação "que questiona os papéis definidos para o espetador e para o artista, desafiando a relação aparentemente estática entre quem faz e quem assiste", segundo um texto do criador sobre o espetáculo.

O facto de este trabalho ser construído e apresentado num espaço que se chama Negócio levou o coreógrafo a refletir também "sobre a relação inerente entre criador e espetador, numa lógica de negociação permanente dos papéis que cada um assume na existência do espetáculo".

Com conceção e interpretação de Miguel Pereira, a coreografia teve a colaboração dramatúrgica de Joclécio Azevedo, luz de José Alho, numa coprodução da Negócio/ZDB, e produção de O Rumo do Fumo, num projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Miguel Pereira frequentou a Escola de Danc¸a do Conservato´rio Nacional de Lisboa e a Escola Superior de Danc¸a de Lisboa, foi bolseiro em Paris (The´a^tre Contemporain de la Danse) e em Nova Iorque, com uma bolsa do Ministe´rio da Cultura.

Como intérprete trabalhou, entre outros coreógrafos, com Francisco Camacho e Vera Mantero, e participou na pec¸a e no filme "Anto´nio, Um Rapaz De Lisboa", de Jorge Silva Melo.

Entre outros trabalhos assinou "Antonio Miguel", pec¸a com a qual recebeu o Prémio Revelac¸ão José Ribeiro da Fonte do Ministério da Cultura e uma menc¸ão honrosa do prémio Acarte/Maria Madalena Azeredo Perdigão (2000), "Karima meets Lisboa meets Miguel meets Cairo", uma colaborac¸ão com a coreógrafa egípcia Karima Mansour (2006), "Op. 49" (2012), e "Wilde" (2013).

Desde 2000, a convite de Vera Mantero, é artista associado da estrutura O Rumo do Fumo.

Tópicos
pub