Democracia "está seriamente comprometida" no Brasil - Zélia Duncan

por Lusa

A cantora e compositora brasileira Zélia Duncan considerou que a corrupção na política brasileira não atinge só o Partido dos Trabalhadores (PT), da Presidente afastada Dilma Rousseff, e que a democracia no Brasil está "seriamente comprometida".

"A corrupção não se restringe ao PT, se assim fosse, seria menos dramática a nossa situação. Até o Presidente interino (Michel Temer) tem sombras sérias no seu histórico", afirmou Zélia Duncan à agência Lusa, por e-mail.

Os cantores Zélia Duncan e Zeca Baleiro estarão em Portugal para apresentar dois concertos em parceria, que resgatam a memória afetiva comum desses artistas.

Os espetáculos dos dois artistas vão realizar-se a 07 de outubro, no Coliseu do Porto, e no dia seguinte no Campo Pequeno, em Lisboa.

Para a cantora, a Presidente afastada, Dilma Rousseff, "com todos as qualidades e defeitos, foi eleita legitimamente" pelo povo brasileiro.

"O que tememos e constatamos é que, muito mais do que partidos, a nossa democracia está seriamente comprometida", afirmou.

A Presidente brasileira foi afastada em maio por até 180 dias para que o processo de destituição no Senado brasileiro pudesse realizar as investigações necessárias antes de decidir se retira de vez ou se devolve a Presidência a Dilma Rousseff, acusada de promover as "pedaladas fiscais" (uma manipulação das contas do Governo).

Sobre o Governo do Presidente interino (que era o vice-Presidente de Dilma Rousseff), Zélia Duncan considerou-o "ilegítimo, artificial, velho e altamente machista".

"(...) Basta olhar uma foto do elenco. Homens, brancos e suas velhas articulações", referindo-se à equipa governamental de Temer, que foi muito criticada por ter maioritariamente homens, de classes abastadas e brancos.

"Sou a favor das escolhas do povo, não sou a favor do PT, sou uma pessoa que se sente traída por esse partido, mas defendo a democracia e a liberdade, inclusive de errarmos, mas com as nossas cabeças", referiu a compositora.

A cantora disse ainda que, para ela, hoje não existem partidos, "existem pessoas em quem ainda se pode depositar confiança".

"Precisamos sair disso mais maduros e conscientes, mais capazes de avaliar, pensar, decidir com muito mais responsabilidade quem tem condições, no meio do mar de lama, de prosseguir de forma humana e pensando no abismo social que precisa voltar a ser considerado, ou jamais teremos uma sociedade digna no Brasil", sublinhou ainda Zélia Duncan.

Para domingo estão previstas várias manifestações em todo o Brasil pró e contra o processo de destituição de Dilma Rousseff e a favor da operação Lava Jato, que investiga esquemas de corrupção em várias empresas, incluindo a petrolífera estatal Petrobras.

As manifestações realizam-se também em vários outros países, incluindo em Portugal.

Tópicos
pub