Dez amigos de Manuel António Pina criam Clube em sua homenagem

| Cultura

A Biblioteca Almeida Garrett no Porto recebe na segunda-feira a apresentação do "Clube dos Amigos à Espera do Pina", fundado por dez amigos do escritor como forma de preservar a sua memória e promover a sua literatura, no dia em que faria 70 anos.

"O clube é constituído por um grupo de dez amigos, os mais próximos do Pina, que se encontravam com ele no café Convívio duas ou três vezes por semana, e passavam a vida à sua espera", explicou o presidente da direção do Clube, Álvaro Magalhães, à agência Lusa. "E pronto, continuamos à espera", acrescentou.

O presidente da direção e também escritor, considera que "o universo de amigos" de Manuel António Pina "é muito mais amplo" do que os dez membros do grupo e, por isso, o Clube virá abrir esse universo "a todos os que queiram fazer parte dele".

O "Clube dos Amigos à Espera do Pina" é já uma Associação Cultural legal, que pretende preservar a memória do escritor que morreu há um ano, "promover a sua literatura" e, nas datas do seu aniversário, organizar "uma sessão evocativa" em sua homenagem.

Álvaro Magalhães adiantou ainda que o Clube pretende, entre outros, "criar uma sala na Biblioteca Municipal do Porto" com o seu espólio, "fazer sinergias com outras associações", e propor, na Comissão de Toponímia, "a atribuição do seu nome a uma rua" da cidade do Porto.

Manuel António Pina foi distinguido ao longo de toda a carreira literária, destacando-se, entre outras distinções, o Prémio Literário da Casa da Imprensa, em 1978, o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, em 1988, a menção do Prémio Europeu Pier Paolo Vergerio da Universidade de Pádua e o Prémio do Centro Português de Teatro para a Infância e Juventude, pelo conjunto da obra.

A apresentação que vai ter lugar na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, pelas 21:30, vai estar a cargo de Germano Silva e João Luiz, membros da gerência do Clube, e insere-se na sessão de lançamento de "O Senhor Pina", livro de homenagem de Álvaro Magalhães.

Na primeira parte da sessão de lançamento, Inês Fonseca Santos vai estar á conversa com o autor e com o ilustrador do livro Luiz Daroch. Haverá ainda leituras, a cargo de Rui Spranger, e será projetado o vídeo "À Espera do Senhor Pina" da autoria de Joana Rodrigues.

Tópicos:

Biblioteca, Garrett, Infância,

A informação mais vista

+ Em Foco

A Festa dos Tabuleiros regressa às ruas da cidade de Tomar. Um longo desfile em que 750 tabuleiros são transportados por mulheres.

    Os líderes europeus não chegaram a acordo sobre quem deve liderar a União nos próximos cinco anos.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.