Dezenas de fotógrafos convidados a "redescobrir" as "7 Maravilhas da Trofa"

por Lusa

As "7 Maravilhas da Trofa" vão ser "redescobertas" sábado por quatro dezenas de fotógrafos que, desafiados a participar num raid fotográfico cronometrado ao minuto, terão a "missão" de "alimentar" uma exposição coletiva "inédita", indicou hoje a organização.

O modelo de exposição que vier a surgir depois do périplo de sábado ainda não está definido mas a realidade é que a organização do primeiro raid fotográfico "Redescobrir a Trofa", que está a cargo do Clube Slotcar da Trofa, terá pelo menos 280 fotografias inéditas para explorar.

É que "superando as expectativas" e mesmo "a logística inicial que apontava para oito participantes", apareceram de fora e de dentro do concelho 40 fotógrafos amadores e profissionais com vontade de fotografar as "7 Maravilhas da Trofa", descreveu o presidente do clube, João Pedro Costa.

"Acima de tudo, o grande objetivo é valorizar a Trofa. Após o raid teremos material sobre espaços trofenses que até muitos trofenses desconhecem. O modelo de exposição será definido mas ter 200 e tal fotos que permitam fazer catálogos, consultar, usar em redes sociais, é criar património para o concelho", referiu o dirigente.

No sábado, o convívio entre os inscritos começa pelas 09:00. Segue-se a ida para o terreno, seguindo um percurso igual para todos, logo todos terão a mesma luz, a mesma temperatura, o mesmo tempo, mas a organização acredita que surgirão "pormenores diferentes".

Entre os sete locais escolhidos estão os Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro situados no coração do concelho, logo espaços urbanos que contrastam, por exemplo com o monte de S. Gens, freguesia de Bougado, onde a escadaria, os cruzeiros, a capela e a imagem de Nossa Senhora da Alegria poderão ser o foco da lente dos participantes.

A organização também não vai desperdiçar a oportunidade de "guardar" a Peça Má, ponte que divide as freguesias de Bougado e do Muro e foi durante muitos anos utilizada pelo comboio, mas devido a questões de segurança poderá ser desmantelada.

O Jardim-Escultura de Alberto Carneiro, localizado em S. Mamede do Coronado e inaugurado há um ano, sendo um tributo ao escultor, vulto da Trofa, mas ao mesmo tempo uma "prenda" deste à sua cidade, foi outro dos lugares escolhidos.

E a componente de desafio ganha contornos ainda maiores porque os fotógrafos serão convidados a fotografar a zona envolvente à rotunda de Covelas, uma freguesia rural que naquele espaço aparece marcada pelo asfalto.

"Serão os mesmos espaços mas acreditamos que surgirão olhares diferentes, graças a uma valorização muito esmiuçada de cada um dos locais", disse João Pedro Costa sobre uma iniciativa que não é um concurso, nem resultará numa análise, mas apenas em convívio de "apaixonados pela fotografia e/ou pela Trofa".

Com o lançamento desta iniciativa o Clube de Slotcar da Trofa quer "continuar a provar" que "não está agarrado" ao nome que utiliza, ou seja "não é apenas um clube de uma só modalidade".

João Pedro Costa descreveu à agência Lusa as várias atividades de uma coletividade, fundada em 2004, que tem mais de 75% dos seus associados com menos de 30 anos de forma a "garantir a renovação constante do clube".

Além das iniciativas de slotcar (modalidade que utiliza carrinhos comandados que circulam em pistas elétricas) - como uma maratona de 24 horas que se realiza anualmente - o clube soma o bilhar, o futebol de formação e os videojogos às modalidades e promove concentrações de carros antigos e clássicos, bem como ações solidárias e atividades dedicadas a seniores e jovens.

Em breve, revelou o presidente, será lançada, para crianças dos 04 aos 10 anos de idade, a obra "As Histórias do Trofi", mascote do clube, com contos didáticos sobre boas ações.

Tópicos
pub