Director geral das Artes apresenta demissão

| Cultura

A ministra Gabriela Canavilhas tem estado debaixo de fogo devido a cortes orçamentais na Cultura que originaram forte contestação de artistas
|

Jorge Barreto Xavier apresentou a demissão do cargo de director geral das Artes por divergências com a ministra da Cultura. O pedido de demissão é mais um problema para Gabriela Canavilhas, já debaixo de fogo devido aos cortes orçamentais na área da Cultura.

A ministra Gabriela Canavilhas tem estado debaixo de fogo devido a cortes orçamentais na Cultura que originaram forte contestação de artistas, em particular do cinema, do teatro, da dança e das artes visuais.

Agora, foi a vez de Barreto Xavier - que havia sido nomeado director geral das Artes pelo anterior ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro - deixar a equipa de Canavilhas por discordar da orientação do seu ministério.

No documento em que apresenta a demissão, Jorge Barreto Xavier aponta divergências relativamente às políticas seguidas por Gabriela Canavilhas "sobre o modo de desenvolvimento das políticas de apoio às artes".

O pedido, apresentado na sexta-feira, surge numa altura de grande contestação por parte dos criadores nacionais, que se manifestam contra cortes orçamentais de dez por cento nos apoios do Ministério da Cultura aos artistas independentes, às fundações e outros agentes culturais.

Jorge Barreto Xavier, 44 anos, foi vereador da Cultura na Câmara Municipal de Oeiras e dirigiu durante vários anos o Clube Português de Artes e Ideias, que fundou nos anos 80.

Artistas contestam cortes na Cultura

Os cortes orçamentais foram anunciados em meados de Junho levando os artistas a organizar-se em plataformas para condenar estas medidas, por considerarem que passará a estar em risco a produção artística contemporânea portuguesa.

Depois de uma primeira vaga de protestos, o Governo veio corrigir, baixando os cortes para institutos e direcções gerais do ministério de 20 para 12,5 por cento.

Tópicos:

Cortes orçamentais, Cultura, Director geral das Artes, Gabriela Canavilhas, Ministra da Cultura, Jorge Barreto Xavier,

A informação mais vista

+ Em Foco

A Girl Move Academy existe há quatro anos com o objetivo de criar uma geração de mulheres líderes. É um “movimento de capacitação e investimento da mulher”.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      A menos de 100 quilómetros da fronteira com a Síria, a cidade turca de Gaziantep é uma terra de tradições e sabores.

      Fotografias da autoria do artista berlinense Martin Dammann lançam luz sobre o lado mais obscuro da Wehrmacht.