Discursos em Guimarães destacaram a importância da Cultura para o país e para a Europa

| Guimarães 2012
Discursos em Guimarães destacaram a importância da Cultura para o país e para a Europa

A ver: Discursos em Guimarães destacaram a importância da Cultura para o país e para a Europa

Antes do espectáculo de abertura, de Guimarães capital europeia da cultura 2012, no largo do Toural, ouviu-se em Guimarães o "Pássaro de Fogo", de Igor Stravinski, e o "Staccato Brilhante", do português Joly Braga Santos. Cerca de 3 mil e 600 pessoas encheram o pavilhão escolhido para a cerimónia protocolar de abertura. O espetáculo de abertura inaugural, intitulado "Os nossos afectos", contou também com momentos musicais de Rão Kyao, Cristina Branco e Chico César, e ainda do grupo coral A Outra Voz. Foi uma oportunidade para revisitar a história de Guimarães e desvendar um pouco do futuro. Cavaco Silva, Durão Barroso, Assunção Esteves e Passo Coelho marcaram presença na cerimónia de abertura. Todos destacaram a importância da Cultura para o país e para a Europa.

A informação mais vista

+ Em Foco

Veja ou reveja aqui os debates na RTP com os candidatos às presidências das câmaras municipais das 18 capitais de distrito de Portugal Continental. A série é transmitida até 14 de setembro.

    Natalidade, envelhecimento, turismo, agricultura, emigração, pobreza, saúde, desigualdades. A Antena 1 fixa o país em duas dezenas de retratos no caminho para as eleições autárquicas.

      Sem possibilidade de receber os ordenados em euros ou de pagar as contas em Portugal, muitos recorrem ao mercado negro para trocar dinheiro.

      É portuguesa a única equipa do mundo que faz o despiste genético de cancro do estômago. Os investigadores viram agora renovado o financiamento.