Editora Sinapses quer publicar textos de novos autores em e-book

por Agência LUSA

A editora Sinapses, que a partir de sábado vai lançar um desafio aos jovens autores para que lhe enviem os seus textos, pretend e divulgar gratuitamente os inéditos escondidos nas gavetas portuguesas.

"A funcionar apenas na Internet, no endereço www.sinapses.net, a nova e ditora arranca à meia-noite", revelou João Pedro Pereira, que está à frente do projecto na companhia de Jorge Vaz Nande e Rui Justiniano.

Segundo o responsável, "a Sinapses não pretende ser mais uma editora no mercado, tendo sido pensada para dar a conhecer novos valores e publicar obras gratuitamente, no formato de e-books [livros electrónicos]".

A editora vai lançar, através do seu site, um desafio "para que os auto res portugueses, desconhecidos ou pouco divulgados, enviem os seus trabalhos, se jam poesia, conto, romance ou banda desenhada", esclareceu João Pedro Pereira.

Ensaios e compilações de entradas de blogues também poderão vir a ter a chancela da Sinapses.

"Não estabelecemos restrições de género, nem de idade para os autores, mas, como sucede numa editora tradicional, temos requisitos de qualidade, origin alidade e estilo que as obras devem cumprir", sublinhou o editor.

A Sinapses pode vir também a editar obras conjuntas, "nos casos em que os poemas ou contos de um autor não sejam em número suficiente para constituir u m livro, mas façam um todo coerente com os textos de outros escritores".

Após a primeira etapa, de recolha dos textos, a Sinapses vai avançar pa ra a publicação dos autores seleccionados em suporte electrónico, não estando ex cluída a edição em formato impresso.

Os editores já estudaram mesmo uma hipótese de troca e, se for possível encontrar patrocinadores interessados em financiar os custos de impressão de al guns livros, a Sinapses cede o espaço na Net para divulgação dessas edições.

"De qualquer modo, os livros terão sempre em vista o baixo preço e, mes mo que uma obra seja lançada em papel, o e-book continuará a poder ser descarreg ado e redistribuído livre e gratuitamente", assegurou João Pedro Pereira.

Os e-books vão ter a aparência de um livro convencional e o formato A4 vai permitir que sejam impressos por qualquer leitor, numa impressora comum, des taca ainda uma nota de divulgação da editora.

A Sinapses propõe-se igualmente a fazer uma biblioteca on-line com algu mas obras que já tenham caído no domínio público, embora esta iniciativa ainda n ão tenha uma data para arrancar.

O novo projecto editorial não é o primeiro a surgir na Internet, onde e xistem já a Elefante Editores, com "sede" em Espinho, e a ArcosOnline, de Arcos de Valdevez, que divulgam várias colecções de livros electrónicos.

pub