Eduardo Lourenço considera Luís Sepúlveda um escritor de "reputação mundial"

por Antena 1

DR

Luís Sepúlveda, foi galardoado precisamente com a edição 2016 do prémio que tem o nome de Eduardo Lourenço.

O ensaísta Eduardo Lourenço considera que o escritor chileno Luís Sepúlveda é um escritor de "reputação mundial".

As declarações de Eduardo Lourenço aos jornalistas foram proferidas no final da cerimónia da entrega do Prémio Eduardo Lourenço na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal da Guarda.

O Prémio Eduardo Lourenço, no valor de 7.500 euros, este ano, foi atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), com sede na cidade mais alta do país, ao escritor chileno Luís Sepúlveda, autor de livros como "O Velho Que lia Romances de Amor" e "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", entre outros.

Luís Sepúlveda é o vencedor da 12.ª edição do galardão que distingue personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cooperação e da cultura ibérica.

O Prémio Eduardo Lourenço teve a sua primeira edição em 2004 e já distinguiu várias personalidades de relevo de Portugal e de Espanha.

As anteriores edições contemplaram Maria Helena da Rocha Pereira (professora Catedrática de Cultura Greco-Latina, Agustín Remesal (jornalista), Maria João Pires (pianista), Ángel Campos Pámpano (poeta), Jorge Figueiredo Dias (professor Catedrático de Direito Penal), os escritores César António Molina, Mia Couto e Agustina Bessa-Luís, José María Martín Patino (teólogo), Jerónimo Pizarro (professor e investigador) e Antonio Sáez Delgado (professor e investigador).
pub