Emoção do Fado quebra barreiras e torna igual cantar em Lisboa ou em Madrid

por Lusa

Madrid, 27 nov (Lusa) -- O fadista Camané promete encantar hoje o público espanhol, no Círculo de Bellas Artes de Madrid, que se engalanou para um concerto - integrado na 13.ª Mostra Portuguesa - que servirá de apresentação ao novo álbum "Infinito Presente".

Um enorme cartaz com a capa do novo álbum decora a fachada do Círculo de Bellas Artes de Madrid, numa das principais avenidas da capital espanhola. Lançado em Abril, "Infinito Presente" foi considerado pela crítica um dos melhores trabalhos de sempre do fadista de Oeiras.

Em declarações à agência Lusa, Camané -- a quem o El País apelidou de "a grande voz de Portugal" -- diz que o Fado provoca a mesma reação nos públicos de qualquer capital. Ou melhor, a emoção do Fado não conhece nacionalidades.

"A reação [ao Fado] é igual em todo o lado. A música ultrapassa as barreiras da língua e a emoção passa. É a mesma coisa quando estamos em Portugal e vão lá espanhóis tocar e cantar e nós emocionamo-nos também", salientou Camané.

Por isso mesmo, o fadista -- que já atuou cinco vezes em Madrid -- não sente necessidade de adaptar o reportório, ou "mimar" o público espanhol com algum tema na língua de Cervantes. "Vai ser Fado puro e duro", realçou.

"Hoje nem vou cantar em castelhano. Da última vez que cá estive, cantei um tema, mas hoje nem preparámos. Nem houve ensaio, vai ser mesmo só Fado puro e duro", referiu o fadista.

"Infinito Presente" é o primeiro álbum de inéditos de Camané desde "Do Amor e Dos Dias", lançado em 2010. A edição especial do mais recente trabalho de Camané inclui 17 temas, entre os quais a canção que dá nome ao álbum e os temas "A Correr", "Chega-se a este ponto" ou "Triste Sorte".

Há dois anos, o fadista tinha também apresentado em Espanha a antologia "O Melhor 1995-2013", no âmbito da 3.ª Edição do Festival de Fado de Madrid, em junho de 2013, no Teatro del Canal em Madrid.

O primeiro trabalho discográfico de Camané, "Uma Noite de Fados", comemora agora 20 anos.

O concerto de hoje surge integrado na 13.ª Mostra Portuguesa, organizado pela embaixada de Portugal em Madrid.

Camané considera que é fundamental este tipo de iniciativas.

"É importantíssimo para divulgar a nossa cultura, para fazer chegar ao mundo a nossa música", sublinhou.

Tópicos
pub