Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Encontro de artes Outono Quente arranca na terça-feira, em Viseu

por Lusa

Viseu, 28 set (Lusa) - O Parque Aquilino Ribeiro, de Viseu, acolhe a partir de terça-feira mais um Outono Quente, um encontro comunitário de artes que durante seis dias junta música, teatro, danças tradicionais, literatura e ações de saúde e bem-estar.

"Mais do que festival, gostamos de lhe chamar um encontro comunitário, de trocas artísticas. É nisso que se baseia a programação deste ano e se tem baseado a de anos anteriores", disse hoje André Cardoso, da associação cultural Zunzum, que pelo quinto ano promove o Outono Quente.

A maior parte das iniciativas vão realizar-se em tendas colocadas no Parque Aquilino Ribeiro, mas, à semelhança do que aconteceu em edições anteriores, o Outono Quente será também levado a outros pontos da cidade.

"Este ano, em parceria com o Abremente, que é um programa de prevenção primária na área da saúde mental, vamos levar um espetáculo ao auditório da paróquia de S. José", onde estarão utentes de Instituições Sociais de Solidariedade Social, explicou André Cardoso, acrescentando que também o lar do Centro Paroquial de Rio de Loba acolherá um espetáculo.

A Marcha dos Sonhos, uma performance que no sábado à noite percorre ruas da cidade, contará com a participação de alunos da escola de S. Salvador e do Agrupamento de Escolas Grão Vasco.

"É um projeto orientado pelo Yuraldi (Rodriguez Puntes) e pela Ana Barbero, que estão a criar umas gaiolinhas com alunos de algumas turmas. A ideia é trazerem essas gaiolas de pássaros que serão colocadas numa árvore durante a Marcha dos Sonhos", explicou.

Segundo André Cardoso, este ano a Marcha dos Sonhos partirá da Praça D. Duarte, fazendo depois um percurso pela Rua do Comércio, Rua Formosa e Rossio, até chegar ao Parque Aquilino Ribeiro

Uma novidade deste ano será o Espaço Criança, que acolherá atividades de teatro, xadrez, expressão plástica, jogos musicais e danças do mundo, entre outras.

André Cardoso lembrou que a Zunzum surgiu há quase dez anos com espetáculos de teatro infantil e este ano quis assumir essa sua vertente com o Espaço Criança, que terá atividades de manhã e à tarde, para escolas e crianças acompanhadas pelos pais.

Criado na edição do ano passado, o Espaço Ler e Conversar vai manter-se, permitindo a troca de saberes.

"Os artistas que vêm da área do teatro ou da música têm oportunidade de poder explicar um bocado os seus processos de criação, a sua forma de trabalho", frisou.

Pelo Palco Tenda, passarão durante as várias noites espetáculos de artistas de Portugal, Espanha, Bélgica e Palestina.

A primeira noite será dedicada ao teatro, com a Companhia Chapitô, que estará pela primeira vez em Viseu.

Splash (Madrid, Espanha), Mina (Portugal/Palestina) Bernard Massuir (Bélgica) e Korrontzi (País Basco, Espanha) serão outras presenças nas noites do Outono Quente.

 

Tópicos
pub